12 Estágios do Síndrome de Burnout
Maio 12, 2018Depressão
Maio 13, 2018DISTIMIA é uma depressão crónica que persiste ao longo do tempo. No entanto os sintomas são mais leves do que a depressão. Mas a pessoa sente-se recorrentemente triste.
Os sintomas da distimia em adultos são:
- Sentimentos de culpa
- Falta de apetite
- Diminuição da produtividade
- Evita atividades sociais
- Perda de interesse nas atividades diárias
- Sentimentos de tristeza
- Autocrítica
- Sentimentos de desesperança
- Falta de energia
- Fadiga
- Baixa auto-estima
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade na tomada de decisões
- Comer excessivamente
- Insónias
Em crianças, os sintomas de Distimia podem incluir:
- Uma atitude pessimista
- Irritabilidade
- Baixo rendimento escolar baixo
- Imaturidade social
É perfeitamente normal sentir-se triste ou desconfortável quando se depara com situações de stress na vida. Mas se for portador de com a distimia, saiba que se não procurar tratamento estes sentimos duram por anos e interferem nas relações e atividades diárias.
Causas da Distimia
Não se conhece a causa exata para o transtorno depressivo persistente. É semelhante ao diagnóstico da Depressão.
Pesquisadores apontam para causas:
Bioquímicas, na medida que as substâncias químicas do cérebro chamadas neurotransmisores, que estão vinculados com o humor, podem desempenhar um papel na causa do distimia.
Genéticas, a depressão parece apontar para uma vulnaverabilidade genética.
Ambientais, situações imprevisiveis e inesperadas, como a perda de um entequerido, as dificuldades financeiros e um nível de stresse elevado.
Tratamento
Medicamentos: Os fármacos mais comuns para tratar a distimia são os antidepresivos, electivos inibitórios da recaptação de serotonina (SSRI), os Inibidores de monoaminooxidasa (MAOI), os Inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina (IRSN) e os medicamentos de gerações mais antigas os antidepresivos tricíclicos (ATC).
Quando se tem Distimia, é possível que necessite tomar antidepressivos a largo prazo para manter os sintomas sob controle.
O seu Psiquiatra saberá qual a melhor opção para si.
É fundamental um acompanhamento Psicoterapêutico. E porquê?
A psicoterapia pode ajudá-lo a aprender sobre a sua doença e estados de animo, sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Seja o accionista da sua vida, tome controle dos seus sentimentos e estados de ânimo e aprenda a lidar com eles. É muito importante que aprenda a monotorizar as suas emoções, fazer a própria gestão do stress e ser o autor da sua própria história. Faça terapia e sinta-se livre na tomada de decisões e atitudes. Eleve a sua autoestima e autoconceito. Aprenda a refletir e ser o que realmente deseja e não se deixe manipular por fatores exteriores a si.
Se tem algum sintoma de Distimia, procure ajuda de um profissional de Saúde Mental. Só somos tratados de forma eficaz, se o diagnóstico estiver correto.