O seu carrinho está vazio!
**Como identificar uma sogra narcisista?**
Esta é uma característica comum a todas as pessoas que têm uma perturbação de personalidade narcisista. As sogras narcisistas ser quem quer que seja e o que quer que seja só para conseguirem o que desejam das pessoas à sua volta.
Para exercer o seu poder, a sogra narcisista rebaixa os membros da família, especialmente a nora.
Há uma boa possibilidade de ela menosprezar abertamente ou usar elogios falsos para esconder as suas verdadeiras intenções à frente dos outros, mas certificando-se de que sabes exatamente o que ela quis dizer.
Ela não hesitará em usar o abuso verbal como a sua ferramenta mais poderosa. Se te sentires rebaixado por ela na maior parte do tempo, é um sinal claro de que estás a lidar com uma sogra narcisista.
As pessoas narcisistas são manipuladoras incríveis. Ela vai ao ponto de criar uma situação em que fica bem e as outras pessoas ficam mal. Além disso, se sentires que não consegues lidar com a situação sozinho, procura grupos de apoio na tua área.
**Ela é cheia de si**
Podes estar a tentar partilhar mais pormenores da tua vida com ela, na esperança de que, ao conhecer-te melhor, a sogra narcisista te trate melhor.
Adivinha o quê? Nunca vai funcionar. Porquê? Porque ela só se preocupa consigo própria.
Tudo na sua vida é sobre ela, e sogra narcisista preferia que fosse assim na vida de toda a gente. Quando há ouvintes por perto, não pára de falar da sua vida e dos seus feitos.
O teu sogro pode estar sentado a um canto enquanto ela fala, revirando os olhos e pensando “lá vai ela outra vez”, mas continua a pensar que ela é assim mesmo, sem nunca a culpar.
Se ela for uma narcisista dissimulada (não mostra as suas verdadeiras cores – uma narcisista disfarçada), é provável que a tua família nem sequer tenha consciência do tipo de personalidade (ou melhor ainda, do distúrbio de personalidade) que ela tem.
A sogra narcisista não quer saber da história de mais ninguém. Ela só quer que a sua própria história seja ouvida.
**Ela parece não ter empatia**
É incapaz de sentir empatia pelos membros da sua família. A dor que está a causar aos seus próprios filhos pouco lhe importa. Durante toda a sua vida, só se preocupou com os êxitos dos seus filhos e nunca com os seus sentimentos.
Se te queixares a ela sobre as dificuldades da tua própria vida, não obterás nada dela. Ela não mostra compaixão ou compreensão.
Para ela, o amor é a troca de bens e não o sentimento que as pessoas têm umas pelas outras.
No que diz respeito aos filhos, orgulha-se dos seus feitos, mas nunca se preocupa verdadeiramente com quem eles são como pessoas.
E quando se trata de ti, como nora, elogia-te em público, porque, bem, representas a família e ela não quer parecer má – mas em privado critica-te.
**Ela é defensiva (em relação a si própria)**
Ela fará o que for preciso para provar que tem razão. Não suporta qualquer tipo de crítica e inverterá a situação para fazer parecer que tu ou qualquer outra pessoa a está a atacar por despeito.
Sempre que ela faz alguma coisa, dá explicações adicionais sobre a boa vontade que tem em fazer aquilo porque se preocupa com o bem-estar da família (quando na verdade está a fazer algo completamente egoísta), para o caso de a tentares confrontar.
Se encontrares alguém que a apoie na luta contra ela – talvez o teu marido – a sogra narcisista vai atacá-lo-á com tudo o que tem.
É provável que o comportamento narcisista dela tenha levado o teu marido a ser demasiado sensível e co-dependente ou a ser ele próprio um narcisista.
Se ele for sensível, compreender-te-á, e vocês os dois juntos poderão lidar com ela mais facilmente se ele tiver o que é preciso para a combater.
Se ele próprio for narcisista, temos pena de ti, mas pode ser mais fácil para ele lidar com ela porque já tem as ferramentas.
**Ela precisa de ser admirada, a toda a hora**
A tua sogra vai querer que a aprecies da mesma forma que ela se aprecia a si própria. Ela precisa de ser constantemente admirada por tudo o que faz.
Ela acredita que é a melhor e que está a fazer muito pela sua família, e isso precisa de ser recompensado.
Uma sogra narcisista espera que a elogies e alimente o seu enorme ego.
Acredita que é dona de tudo, incluindo a tua família, e que todos devem comportar-se de acordo com as suas regras porque, bem, ela merece-o com todo o amor que tem dado a todos.
Pelo menos é o que ela quer que os outros acreditem, e o que ela própria costuma acreditar. Não há como ser realista com ela – é da maneira como ela quer.
**Como reconhecer que a tua sogra é narcisista pelas coisas cotidianas que ela faz**
– Está sempre a telefonar ou a passar por cá com demasiada frequência para ver como estão as coisas.
– Está envolvida em todos os pormenores da vida do teu cônjuge e insiste em saber tudo sobre ele.
– Está sempre pronta para te criticar a ti ou ao teu cônjuge em tudo o que fazes ou dizes.
– Aconteça o que acontecer, ela é a vítima em todas as situações possíveis.
– A sogra narcisista quer controlar tudo e é muito manipuladora quando se trata de conseguir o que quer.
– Sempre que a vemos ou ouvimos falar dela, há sempre algo novo que ela quer que seja feito.
– O teu cônjuge está obviamente agitado pela forma como ela se comporta e tenta controlar a vida dele.
– No entanto, o teu companheiro está constantemente à procura de desculpas para o comportamento dela.
– Ela tem a certeza absoluta de que tem sempre razão.
– Gosta de ter favoritos, tanto com os seus próprios filhos como com os netos (há um filho de ouro, aquele que é melhor em tudo, e um bode expiatório, aquele que é sempre culpado de tudo).
– Em casos extremos, pode ser incrivelmente agressiva na tentativa de fazer com que o filho ou a nora não se sinta bem-vindo na família.
– Por fim, não te lembras de nenhuma vez em que te tenhas sentido à vontade com ela.
**Cinco comportamentos abusivos típicos de uma sogra narcisista**
**1. Gaslighting**
Gaslighting é a coroa de todas as relações tóxicas.
A primeira vez que ela o fizer, parecerá completamente inocente. Ela estará sempre a mentir sobre coisas pequenas e insignificantes.
Ela dirá que não disse uma coisa que tu a ouviste dizer.
Ela vai fingir que tem a certeza absoluta de que foste tu que cometeu um erro, por isso, se te aperceberes disso e decidires dizer alguma coisa, vais parecer o mau da fita.
Ela faz isto para te manipular e ganhar poder. É assim que funciona o gaslighting. Ela faz-se de vítima e parece que tu é que estás a ser injusto.
A única coisa que podes fazer para quebrar esta corrente perversa que ela está a tentar colocar em ti é chamá-la à razão pelas suas mentiras.
Não estou a dizer que não vai haver confusão, porque de certeza que vai, mas é a tua única saída. Tens de lhe mostrar que não vais tolerar as mentiras dela nem alinhar no jogo.
**2. O jogo da culpa**
Nunca nada é culpa dela. Aconteça o que acontecer, há sempre alguém para culpar. Isto tem muito a ver com toda a negatividade que ela carrega dentro de si.
Ela culpa os filhos, o marido e a ti por tudo. Este abuso emocional pode ser muito difícil de lidar. A sua frágil saúde mental leva-a a agir desta forma.
Ela não aceita qualquer fraqueza – nem nela própria, nem nos outros. Quando faz algo que desencadeia a “fraqueza” na sua mente, ela castiga-te por isso.
Toda a energia negativa que ela tem guardada por tentar ser perfeita vai cair sobre ti quando “cometeres um erro”.
Esta é uma das coisas com que terás de aprender a lidar durante o teu processo de recuperação do abuso narcisista.
Não há muito que possas fazer quanto a isto. A melhor maneira de lidar com isso é perceber que só podes ter pena dela por ter de viver consigo própria.
**3. O tratamento silencioso**
Quando tens uma discussão com a tua sogra e te recusas a obedecer às regras dela, ela não tenta resolver o problema, dá-te o famoso tratamento silencioso.
O comportamento passivo-agressivo dela tem um objetivo final, que é recuperar o seu poder sobre ti.
O tempo passará e poderás estar perfeitamente bem com o facto de ela não falar contigo, mas os seus “macacos voadores” (familiares ou amigos que os narcisistas usam como ferramentas) vão pressionar-te a pedir desculpa e a resolver os teus problemas com ela, porque ela estará a causar-lhes problemas.
A única forma de lidar com isto é manter a tua posição. Sê confiante, mas sê gentil. Se ela optar por ficar zangada, não podes mudar isso.
**4. Manipulação através de terceiros**
Sua sogra tende a “dar conselhos” a outros membros da família – frequentemente ao seu cônjuge – sobre a maneira como você faz as coisas, seja na educação dos filhos, culinária ou carreira.
Ele pode ouvir esses conselhos e tentar falar com você para mudar suas atitudes, como ela sugeriu.
Isso pode gerar conflitos entre você e seu cônjuge, ou outros membros da família, sem que eles percebam que ela é a origem do problema.
É importante estar atento e consciente dessas manipulações para evitar confusões e resolver os problemas de forma direta.
5.Culpa manipulativa
Pessoas tóxicas frequentemente utilizam a culpa como ferramenta para ganhar poder sobre suas vítimas.
Quando você tenta viver sua vida de maneira independente, ela interpreta isso como uma falta de consideração por tudo o que fez por você.
Qualquer escolha que você faça é vista por ela como dolorosa e egoísta, levando você a sentir culpa por seguir seus próprios desejos e vontades.
Esse comportamento é comum em pais narcisistas, mas também pode se manifestar nas relações com sogros, criando um ciclo de manipulação emocional.
VER 12 ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM UMA SOGRA NARCISISTA-CLIQUE NO AQUI