Síndrome de Burnout
Maio 12, 201812 Estágios do Síndrome de Burnout
Maio 12, 2018Até que o Stress atinja o esgotamento físico e mental passa por 4 fases: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.
- Alerta: esta fase carateriza-se pelo stress positivo. Ocorrem mudanças hormonais que geram sentimentos positivos, como motivação e coragem, que levam o indivíduo a ser mais produtivo. No entanto, devido ao ritmo acelerado o corpo físico já começa a dar sinais de alerta de que algo já não está bem, como dificuldades para dormir, tensão muscular, taquicardia, sudorese, respiração ofegante e irritabilidade.
- Resistência: Esta segunda fase, o corpo aumenta a capacidade de resistência além do que podemos suportar para tentar manter a homeostase interna (equilíbrio interior). Os sintomas aumentas e o cansaço físico e mental é o sintoma predominante, acompanhados de lapsos de memória, perda de apetite, queda de cabelo, problemas na pele e bruxismo (ranger os dentes).
- Quase-Exaustão: Nesta fase o sistema imunitário começa a enfraquecer de forma drástica e dá-se uma acentuação dos sintomas, predominando o cansaço e a ansiedade.
- Exaustão: Nesta última fase do stress, o indivíduo já não consegue se manter física e psicologicamente bem para realizar as suas atividades diárias. O cansaço torna-se crónico e as doenças mais graves começam a aparecer.É comum o indivíduo desenvolver úlcera, insónia, diabetes, hipertensão, dificuldades sexuais, Depressão e Síndrome de Burnout. Nessa fase, é preciso procurar ajuda profissional para se recuperar, pois o corpo está em completo estado de exaustão e não consegue restaurar-se sozinho.