5 sinais de que o seu relacionamento terminou
Novembro 13, 2018Enfarto ou Ansiedade?
Novembro 17, 2018MAS AFINAL, O QUE É BORDERLINE?
Borderline é um termo utilizado na psiquiatria e na psicologia para designar pessoas que estão “na corda bamba”. São indivíduos que não se enquadram nem na estrutura psíquica neurótica e nem na estrutura psíquica psicótica, mas que permeiam entre os dois lados, possuindo características marcantes de ambas as estruturas psíquicas.
PERTURBAÇÃO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão de relacionamentos instáveis, intensos, alternando entre extremos de idealizações e extremos de desvalorização, trazendo muito sofrimento e prejuízos significativos para a pessoa que vive com isso e para os que estão a sua volta.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BORDERLINE
As principais características da Perturbação de Personalidade Borderline são:
- Relacionamentos instáveis e muito intensos.
- Sentimento de vazio profundo.
- Comportamentos sexuais intensos, superficiais e/ou perversos.
- Impulsividade.
- Auto-mutilação.
- Ameaça ou comportamento suicida recorrente.
- Raiva e Ira inapropriada e intensa.
Existem dois tipos de personalidade borderline:
- Explosivo – Sua ira, impulsividade e todos os seus sentimentos são voltados ao mundo externo. Estes indivíduos explodem em momentos de descontrole total e passam rapidamente ao ato que varia entre ataques de fúria, tortura psicológica, moral ou até mesmo física.
- Implosivo – A ira, impulsividade e todos os sentimentos são voltados para si mesmo. Estas pessoas sofrem muito para dentro, manifestam uma tendência para se maltratarem, recorrem à auto.mutilação, como cortarem-se e muitas das vezes recorrem ao suicídio.
DIAGNÓSTICO BORDERLINE
São os psicólogos e psiquiatras os especialistas capazes de diagnosticar estas patologias, os sintomas são percebidos na adolescência, fase em que os afetos são também sentidos de forma intensa, no entanto, é difícil diagnosticar esta doença, uma vez que o borderline oscila entre o pico mais alto e o pico mais baixo de suas emoções quase o tempo todo e por isso muitas vezes é confundido com a bipolaridade, depressão, perturbações ansiosas e obsessivas.
A PERTURBAÇÃO BORDERLINE TEM CURA?
Sim, podemos monitorizar os sentimentos de vazio afetivo-emocionais. Estes sentimentos estão relacionadas com vivências precoces da vida da história do paciente, como na fase da infância e a forma como o self (sua personalidade) ficou congelada num iceberg. Este processo inconsciente precisa de ser recuperado e desbloqueado para que o crescimento normal do desenvolvimento do self possa decorrer com normalidade.
O tratamento Psicofarmacológico é de extrema importância para que o paciente consiga controlar a sua impulsividade.
Natacha Seixas
2 Comments
Cara Natacha Seixas,
É triste você mencionar um transtorno como “perturbação”, é muito errônea o que tu diz a respeito do: Transtorno de Personalidade Borderline ou Limítrofe ter uma cura! O que na verdade existe é uma estabilidade emocional adquirida através de muita terapia e medicação adequada, lembrando o quanto é difícil chegar até mesmo a um diagnóstico correto.
Márcio em Portugal não se utiliza “transtorno” mas sim “Perturbação” assim designado pelo DSM-V. O que para si pode ser difícil para um profissional experiente pode ser mais fácil. E depende de caso para caso.