O que é um Borderline?
Novembro 14, 2018Alergias na Pele podem ser Sintomas de Ansiedade
Novembro 17, 2018Estas doenças psicossomáticas estão a entupir os hospitais.
São milhares de pessoas que todos os dias procuram explicações para os seus assustadores sintomas nos postos de atendimentos dos hospitais em Portugal e no mundo, manifestando sintomas físicos comuns como: palpitações, dores no corpo, dores de cabeça, dores de estômago, formigueiro, falta de ar, fadiga, tontura, inchaço, insónia, impotência, dores de barriga e dores nas costas, mas em 84% dos casos as causas são de origem psicossomática, isto é, não é possível detectar nenhuma origem física desses sintomas.
Os sintomas físicos por ansiedade advém do psíquico e criam forte angústia e sofrimento no paciente. Mesmo assim, são muito poucas as pessoas que procuram tratamento psicológico e são a maioria as que ficam horas a fio à espera nas urgências para serem atendidas para fazerem análises ao corpo físico quando a origem está na mente. O resultado é frustrante.
Pois quando sentimos uma dor de cabeça tomamos um comprimido, ela passa. Se temos uma tosse irritante e vamos à farmácia e compramos um xarope para a tosse e ao fim de quinze dias não passa, optamos por ir ao médico ele por sua vez orienta-nos para fazer-mos uns exames e lá acusa alergia x… tomamos uns anti-histaminicos e rapidamente estamos bem novamente. Temos dor de barriga, umas cólicas foi alo que caiu mal experimentamos um chá, laxante e ficamos bem. Mas com a ansiedade, com inúmeros sintomas semelhantes a um enfarte, com falta de ar, um formigueiro pela peito até à cabeça, sensação de asfixia, uma vontade de fugir e não passa. Algo que acontece do nada e passa também do nada mas volta novamente do nada. E acaba numa bateria de exames em que os resultados acusam nada. Portanto, a causa está no seu estado emocional e é isso que tem que tratar.
Quando nós calamos dores emocionais, quando abafamos os afetos, quando não dá.mos voz ao que sentimos um dia o corpo fala-nos desses sentimentos em forma de doença ou por sintomas psicossomáticos. Eu acredito que a maioria das doenças são oriundas dão emoções.
Natacha Seixas