Razões pelas quais as outras pessoas nos dececionam
Dezembro 17, 2020Como Identificar uma Pessoa Arrogante
Dezembro 24, 2020O que é a Perturbação Disfórica Pré-Menstrual e o que carateriza?
A Perturbação Disfórica Pré-Menstrual – super TPM – é um tipo grave de Perturbação Pré-Menstrual ou PPM também designada por TPM, sendo causado por mudanças hormonais inerentes ao período que antecede a menstruação. O PPM atinge aproximadamente 6% da população feminina.
Durante estes dias a mulher apresenta baixa produtividade a nível laboral e apresenta uma tendência para isolar-se e ficar em casa. Os níveis de ansiedade e depressão aumentam. Verifica-se baixa intolerância no relacionamento interpessoal, muita irritação interna oscilação de humor (alternância entre tristeza e alegria). Isto explica-se pelo neurotransmissor que é responsável pela regulação do sono e do humor, diminuindo os níveis da serotonina e da dopamina no cérebro, que por sua vez são responsáveis pelo bem-estar psicossomático do individuo.
Os sintomas aparecem cerca de 10 até 2 dias antes do aparecimento da menstruação e tendem a disseminar-se após o decorrer da mesma.
Entre os sintomas físicos mais comuns estão:
- cólicas
- dor de cabeça,
- inchaço,
- dor nas mamas,
- retenção de líquido.
- dores musculares.
- náuseas.
Entre os emocionais estão:
- irritabilidade,
- sensação de perda de controlo,
- ansiedade,
- insónia ou sonolência,
- dificuldade de concentração,
- fome exagerada ou falta de apetite
- depressão.
- isolar-se.
- disforia,
- pensamentos negativos,
- desesperança.
- baixo autoestima.
É importante referir que nem todas as mulheres manifestam todos os sintomas, algumas sentem em diferentes intensidade.
Enquanto a PPM pode atingir até 75 % das mulheres, existe uma condição mais grave e exacerbada de PPM que atinge de 3% a 8% delas, trata-se da Síndrome Disfórica Pré-Menstrual.
A disforia, mudança repentina de ânimo e irritabilidade exacerbada, deve ser acompanhada por um psiquiatra, e tratada com antidepressivos na maioria desses casos.
Para o diagnóstico da Perturbação Disfórica Pré-Mestrual -PDPP-os sintomas são os mesmos que a PPM mas mais exacerbados, intensificados e severos e devem ocorrer por um mínimo três meses ininterruptos.
By Natacha Seixas