Há um grande problema com o diagnóstico de “depressão”, e isso é que não existe.
A depressão dói e doí muito mas o seu diagnóstico não é palpável mas saiba que pode ser fatal.
Existe uma coisa como “melancolia”, outra chamada depressão leve, moderada a grave que implica risco de suicídio e contempla a perda de vontade de viver.
Falando da Depressão atual que não faz “chorar”, durante anos, esta doença foi chamada por melancolia, e não há razão para que não possamos continuar a fazê-lo. A melancolia encontra-se designada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, o famoso DSM, como um subtipo de Depressão Maior.
Se tens muita melancolia, o que tens? Depressão? Sabes que a depressão significa um descontrole de humor. É uma doença da emoção. Humor elevado seria euforia ou alguma forma de mania. Baixo humor seria tristeza. Mas o problema é que muitas pessoas que recebem o diagnóstico de Depressão Maior não são necessariamente tristes. O que quero dizer com isto é que elas não estão a chorar a toda a hora. Elas levantam-se da cama todos os dias, ainda que de forma arrastada, para ir trabalhar, passam pela vida familiar apáticos, mas não ficam necessariamente com uma tristeza profunda.
Então que sente uma pessoa com Depressão? Sente-se disfóricos, desmoralizados e sem encanto por nada. É como tivessem uma sensação de vazio dentro delas e uma ansiedade difícil de controlar. Uma exaustão e uma fadiga esmagadora os perseguem. dizem estar exaustos e frequentemente relatam fadiga esmagadora. Apresentam vários tipos de dores somáticas que vêm e vão. Por vezes, torna-se obsessivos com todos estes sintomas. Tudo isto dá uma salada russa emocional. E todas as pessoas com depressão que se se sintam tristes ou não tristes recebem o mesmo tratamento com Antidepressivos e se não conseguem dormir com Sedativos ou Indutores do Sono e para Oscilações do Humor são receitados Estabilizadores de Humor que acarretam uma série de efeitos secundários, que por sua vez, trarão outras consequência na auto-estima como o fato da maioria fazer engordar.
Uma pessoa com depressão que apenas se encontra exausta e não aguente mais mas que não se encontra numa tristeza profunda, apenas não consegue ouvir mais ninguém, apenas não consegue estar mais no trabalho, só precisa sair daqui para longe de tudo e de todos e nem chorar necessita, deveria de cuidar dos nervos e não da depressão. Se a depressão é caraterizada por uma tristeza profunda uma pessoa diagnosticada com melancolia sem tristeza profunda estará mais perto do estado de Burnout: queimado de todo! Ou porque não mais perto de uma Distimia em que o sofrimento é de longa duração e a pessoa explodiu de um sofrimento duradouro. Acho que precisamos tirar os “holofotes” da palavra depressão para que todos os indivíduos o que se sintam cansados, exaustos, fartos de tudo, sem controlo na sua ansiedade e que só precisam de tratar dos nervos e não têm vontade de chorar, nem se sente deprimidos tem que existir outras escolhas. Há bons médicos que não receitam antidepressivos para todos os indivíduos que digam: _” sinto-me tão exausto e não aguento mais.” Nestes casos, pela experiência que tenho em consultório vejo tudo corrido ao mesmo…! Em muitos é altamente necessário noutros completamente aberrante.
Natacha Seixas