
Atitudes sexuais de um narcisista
Dezembro 17, 2020
Estou com PPM: Uma perturbação de difícil diagnóstico
Dezembro 23, 2020Porque será que as outras pessoas nos dececionam?
És daquelas pessoas que se dececiona frequentemente com as pessoas?
Convido-o a pensar um pouco comigo sobre este assunto. Será que não é culpado da maioria dessas deceções?
Ora vejamos:
Foi a pessoa que nos decepcionou ou fomos nós que a decepcionamos primeiro?
O motivo mais comum para as pessoas nos decepcionarem é porque nós mesmos decepcionamos outras pessoas. E este processo ocorre da mesma forma. Por exemplo pessoas que não colaboram no trabalho é óbvio que vão reclamar que estão sobrecarregadas de trabalho. Pessoas que têm um olhar errante nos relacionamentos questionam a fidelidade de seus entes queridos. Se muitas pessoas ao seu redor o estão decepcionar exatamente da mesma maneira, isso é um sinal infalível de que somos nós realmente que estamos a manifestar esses comportamento e atitudes e as pessoas que nos rodeiam não veem razão válida para dar-nos o que nós não damos a elas.
Afirmação: Hoje, contemplo as falhas percebidas de outras pessoas e questiono se estou simplesmente projetando minhas falhas para fora.
São as pessoas que te decepcionam ou às vezes somos desagradáveis
Este é quase óbvio. O que não é óbvio para muitas pessoas é quando estamos a ser desagradáveis. Reclamar sobre as trivialidades de nossas próprias vidas, ter reações exageradas a situações padrão e ser obviamente incapaz de lidar com as coisas não é nada agradável e motivador de se ver e estar. Muitas pensam que se mostrarem que têm imensos problemas que deixaram os outros mais positivos e que os outros pensaram da seguinte forma: “_vez se tivesses a minha vida estarias pior por isso alegra-te”. Mas não de todo, as pessoas sentem-se sem energia e num tédio, quando outras incorporam a negatividade. O conceito de “vampiro de energia” é o de alguém que consciente ou inconscientemente, drena a energia das pessoas ao seu redor. Qualquer emoção negativa como raiva, autopiedade, indignação ou fraqueza autoindulgente cria um vácuo ao seu redor – e acabamos por sermos sugamos pelos problemas emocionais do outro sem nos ter pedido permissão para tal.
Afirmação: Hoje, penso se meu “desabafo” me tornou insuportável para os outros.
Questione se as pessoas te decepcionam porque tu és um preguiçoso
É mais ou menos não faças aos outros o que não queres que te façam a ti. Ou por outro ponto de vista, o que esperas do outro, então porque não o fazes também com os outros?
Não tenhas preguiça de fazer o bem. Predispõe-te a ouvir o outro a estar lá para o que o outro precisa. Pratica o bem e o bem virá até ti.
Afirmação: Hoje, penso se realmente falo de maneira significativa em meus relacionamentos.
As pessoas te decepcionam: és claro nas tuas expectativas?
Isso é importante tanto nos relacionamentos quanto nos negócios.
Maridos e esposas em todo o mundo se relacionam esperando que seus entes queridos façam uma lista regular de ações, mas isso nunca é dito. Então, com o tempo, os fracassos repetidos percebidos por seus parceiros também não são mencionados e um ressentimento constante começa a se formar.
A mesma coisa para proprietários de empresas e funcionários. Seu funcionário não está a ter o desempenho esperado. E porquê? Porque à falta de diálogo, e as pessoas não sabem o que é esperado, por um erro de comunicação as pessoas não sabem o que deveriam ou não fazer, quais as expectativas de cada um, sim porque as minhas expetativas podem não ir de encontro às tuas e daí advém os conflitos. Muitas pessoas simplesmente não sabem o que deveriam estar a fazer no trabalho. Elas obtêm essas ideias abstratas e direções aleatórias de uma dúzia de pessoas diferentes e apenas tentam lidar com a situação. Nenhum segmento da empresa é claramente seu domínio, tudo o que podem fazer requer supervisão e aprovação e, de modo geral, eles são tratados como crianças 8 horas por dia em troca de um ordenado ao fim do mês. Na maioria das vezes resulta em funcionários insatisfeitos com a falta de reconhecimento? E aqui eu questiono, já procurou o reconhecimento ou dinheiro extra? Os proprietários e a administração de empresas estão preocupados com os resultados financeiros e, em algum mundo de utopia, até se pode ser reconhecido por sua grandiosidade. Mais geralmente, porém, depois de o empregador ser incrível por um tempo, os chefes esperam que isso seja incrível sempre.
Afirmação: Hoje, penso se realmente pedi o que desejo.
As pessoas te decepcionam: tens as ideias claras e objetivas
Seja claro e objetivo consigo próprio e não culpabilize os outros pelas metas não alcançadas. Saiba distinguir o que tem que ser atingido por si e admita que os outros não têm nenhuma culpa nem interferência nas suas falhas. Não os culpabilize apenas por erros que são apenas seus.
Afirmação: Hoje, separo meus objetivos entre aqueles que são viagens particulares e aqueles que são viagens de minha tribo.
As pessoas te desapontam: Será que tens o direito de fazer muita pressão
Se pressionamos continuamente por algo, então talvez outras pessoas se dobrem e se tornem instrumentos de nossa vontade. Certamente funciona para alguns proprietários de empresas e pessoas infelizes nos relacionamentos ou que estão solitárias na vida. O problema, porém, é que a maioria das pessoas têm uma certa dignidade que as impede de se tornarem completamente submissas em qualquer coisa. Portanto, fora do seu pequeno reino privado, se continuar a exigir/ explorar e pressionar demais as pessoas, certamente poderá encontrar trabalhadores competentes e amigos e construir relações agressivas em condições desumanas. O trabalho sobre pressão terá menos rendimento e o ambiente tornar-se-á tenso.
Afirmação: Hoje, penso se tenho respeitado o suficiente a todos ao meu redor.
As pessoas te decepcionam: Olha para a pessoa como euros ou números?
Tenho a certeza de que existe também nos círculos de familiares e amigos, mas vejo isso o tempo todo nas empresas. A administração busca introduzir medidas quantitativas que os ajudem a administrar seus negócios e, claro, isso é absolutamente a coisa certa a fazer. O problema é que, as pessoas acabam por não ter um feriado, um fim-se-semana porque o chefe lhes alicia com pequenos euros e o trabalhador como um número que é aceita o inaceitável, o seu dia de descanso que não tem preço, e a sua saúde quer física como emocional vai ficando cada vez mais fragilizada e priva-se de estar com a família. O resultado desse tipo de perceção é que usa os outros como se fossem números para manipular as pessoas. As pessoas são humanos com suas próprias vidas independentes elas podem ter seus próprios motivos, como tensão em casa ou doença, que não podem ser manipulados de forma alguma por alguma “coleira de pelúcia”.
Afirmação: Hoje, tentarei me conectar com as pessoas como seres inteiros.
As pessoas te decepcionam: Faz escolhas erradas
Uma das maiores razões pelas quais as pessoas nos decepcionam é que escolhemos pessoas más para criar expectativas. Podemos ser uma pessoa gentil e amorosa com uma atitude generosa e ainda assim escolher pessoas que são claramente horríveis para nós. Esta é talvez a maior razão de todos elas para tantos corações gentis maltratados.
Afirmação: Hoje, penso se escolhi sabiamente o meu círculo de influências.
As pessoas te decepcionam: achas que as pessoas te devem algo
“Ninguém me deve absolutamente nada.” Então estás no caminho certo.
Não estamos a falar de “dívida” monetária. Estamos a falar de dar sem pensar em receber em troca. Quando está com alguém espera que essa pessoa amanhã lhe possa dar algo em troca. Espera que ela lhe diga quanto ganha. Isso é importante para si? O quanto pode beneficiar com emprego dela e com a casa dela, em ir viver com ela mais tarde? E nos benefícios monetários o que essa amizade lhe pode trazer? Então desculpa que lhe diga se pensa neste tipo de coisas, não é digno de uma amizade, de um amor verdadeiro. Porque os bens materiais não cabem num sentimento. quando conhecemos alguém nada significa que as pessoas nos devam algo por algum favor que nós façamos de coração e nada mais tarde deverá ser deitado à cara. O filho não deve nada ao pai, a mulher nada deve ao marido, o trabalhador nada deve ao patrão. A outra forma também, por mais dura que pareça. Dito isso, qualquer pessoa que não cuida e não protege seus filhos está quebrantada e lamentável na minha opinião – isso não é uma dívida de pai para filho, é simplesmente humano.
Se alguém deu com a expectativa de receber algo em troca, então é um vigarista e uma condenação devida. Muitas pessoas tentam fazer da vida um capitalismo. O amor verdadeiro não exige que ele seja devolvido, e nenhuma simples troca de serviços cria automaticamente a necessidade de mais serviços.
Afirmação: Hoje, procuro dar em vez de receber em todas as coisas.
By Natacha Seixas