Se preencher mais de dois requisitos poderá estar a sofrer de Depressão
Abril 19, 2018DEPRESSÃO
Abril 26, 2018Todo mundo conhece alguém que é viciado em games, aquele indivíduo que passa o dia inteiro fechado no quarto a jogar horas a fio e que fica de mau humor quando não pode jogar e escolhe ficar em casa em vez de aproveitar um momento com a família ou amigos.
Se conhecer alguém assim, fique atento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente que o vício em videogames faz parte da categoria de Transtorno Mental, a Perturbação está presente na última edição da Classificação Internacional das Doenças. Com essa iniciativa, a OMS tem como finalidade dar notoriedade ao assunto, facilitar o diagnóstico e o tratamento do problema, além de incentivar pesquisas sobre o tema.
Segundo a OMS, o transtorno carateriza-se por um padrão de comportamento frequente ou persistente pelo vício de jogos, é tão alarmante que leva a pessoa a dar preferência aos jogos do que a qualquer outro interesse; Não tem controlo sobre o tempo nem das consequências negativas que o excesso causa.
A organização recomenda que para que o diagnóstico seja feito estes indivíduos devem estar sob vigília durante mais de 12 meses, entretanto o tempo poderá ser modificado de acordo com os sintomas.
Apesar disso é preciso ter cuidado com os rótulos, nem todos o que gostam de jogar com mais frequência têm o distúrbio e precisam de tratamento ou medicação. O que deve ser levado em consideração é: o jogo está a comprometer atividades básicas, como dormir, socializar, comer ou ir à escola? Se a resposta for sim, então, pode ser um problema e deve-se procurar ajudar através de profissionais qualificados.