Quando levamos as nossas preocupações para a cama

Insónia devido ao Stress

Imagem relacionada

São tantas as pessoas que sentem dificuldades em dormir devido a problemas de stress. Quantas voltas damos na cama à espera que o sono venha mas os pensamentos não param de surgir.

A insónia não é uma doença mortal, mas reduz a nossa qualidade de vida. Uma pessoa que não durma as horas suficientes tem mais dificuldades em se concentrar e fica mais facilmente irritável. O resultado é um ciclo vicioso no qual a falta de descanso acaba conduzir a uma stress  ainda maior . Uma quadro de insónia primária pode levar-nos a uma grave perturbação do sono, que poderá afetar a longo prazo as nossas interações sociais, compromenter a saúde física e limitar as capacidades cognitivas  e desenvolver quadros depressivos.

Mesmo que seja o outro a sofrer de insónia nós que nada temos a ver com isso tabém podemos ser afetados. E como? Se o outro adormecer ao volante pode provocar um acidente fatal.  A falta de sono é a causa de muitos acidentes de trânsito.

Razões para insónia devido ao stress

Em um estudo publicado na revista Psychosomatic Medicine podemos verificar que todos nós já vivemos momentos stressantes nas nossas vidas e parece que por vezes não os vamos aguentar. Ás vezes somos nós o nosso maior problema e se nos deparamos com um obstáculo fazemos dele uma montanha, tudo porque já estamos tão cansados que nos tornamos hiperativos sem tempo para relaxarmos e resolvemos tudo às pressas e às pressas percepcionamos um problema pequeno que depressa ganha proporções gigantes e de repente tudo se torna uma ameaça. Tudo à nossa volta vira obsessão na nossa mente Os pensamentos ganham dimensões doentias e são esses mesmos pensamentos que nos privam do sono, porque nos atormentam, nos assustam, nos inquietam e nos enfraquecem por dentro.

Sinais e efeitos da Insónia Crónica

Insónia devido ao stress não tem nada a ver com uma doença orgânica.Este é o primeiro fator diferencial que não podemos mais considerar, para que possamos entender a relação entre insónia e stress. Portanto, vamos ver quais os sinais que podem nos dar uma indicação dessa condição:

  • Dificuldade em adormecer
  • Acordar frequentemente, o que pode durar horas e até impossibilitar o sono novamente
  • Dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir
  • Surgem pensamentos perturbadores e são acompanhados por imagens imaginárias
  • Pesadelos
  • Indigestão, tremores e dor de cabeça durante a noite
Imagem relacionada

No entanto, a insónia devido ao stress também pode ser temporária.Este é o caso quando a insónia dura de dois dias a duas semanas. Por outro lado, falamos de insónia crónica, se durar mais de três semanas e apresentar os seguinte sintomas:

  • Irritabilidade
  • Fadiga
  • Problemas de concentração
  • Diminuição da Produtividade no desempenho do trabalho
  • Queixas somáticas como dores musculares, problemas digestivos, dores de cabeça, etc.

Dentro do quadro da insónia o doente pode apresentar disforia, apatia e sensação de desamparo. Como já referi a insónia pode levar à depressão. Por isso é muito importante que procura imediatamente um especialista.

Resultado de imagem para insonia e stress

O que se pode fazer com a insónia provocada pelo stress?

Normalmente é muito habitual as pessoas recorrerem primeiramente à medicação antes de tratar sua insónia com psicoterapia.

Se não podemos lidar com o gatilho, neste caso, o stress, há um alto risco de que eventualmente desenvolvamos uma pertuabação mental. Portanto, o melhor tratamento para a insónia é sem dúvida ter um acompanhamento psicoterapêutico e descobrir qual o gatilho responsável por esse quadro clínico. 

Enquanto isso, podemos aplicar estratégias simples:

  • Devemos ter certeza de que a cama é confortável e temos um colchão adequado para nós.
  • Estímulos externos: quarto totalmente escuro sem luzes. Wifi, radiofrequências desligados.
  • Devemos ventilar o quarto e, se necessário, usar um desumidificador.
  • A temperatura climática ideal  deve estar entre 16 e 18 ºC.
  • Devemos sempre seguir as mesmas rotinas diárias e ir para a cama ao mesmo tempo.
  • Devemos desligar o celular, a TV e o computador uma hora antes de dormir. É melhor ir para a cama com um livro.
  • Devemos evitar refeições pesadas no jantar.
  • Práticas de respiração são ideais para combater a insónia provocadas pelo stress. Os exercícios de mindfulness são altamente recomendados porque combinam a atenção plena da respiração com a meditação.

Devemos procurar ajuda profissional quando o nosso sono livre de stress durar mais de duas semanas. Uma mente hiperativa, preocupada e oprimida por pensamentos negativos, não apenas nos rouba preciosas horas de sono. Ele também nos priva de nossa qualidade de vida.

By Natacha Seixas

Skip to content