14 coisas que pessoas altamente sensíveis precisam para ser felizes
Agosto 11, 2018As 7 melhores profissões para um Indivíduo Altamente Sensível
Agosto 11, 2018Pessoas Altamente Sensíveis (PAS) são pessoas profundamente pensativas, muitas vezes criativas e sentem as coisas intensamente. Literalmente isto significa que eles processam as situações e desencadeiam emoções de uma maneira mais profunda do que a maioria das pessoas, o que conduz a uma maior vulnerabilidade.
Em baixo apresento 12 características de uma PAS que um namorado precisa de saber
1. A PAS notará (e sentirá) o que tu sentes.
“O que há de errado?” “Nada, eu estou bem.” Talvez essas pequenas mentiras sejam destinadas a lubrificar relacionamentos suavizando os pedaços desconfortáveis.
AS PAS têm uma escuta passiva altamente apurada, ou seja, eles conseguem interpretar o que tu disseste sem dizer – a tensão em tua voz, o desânimo em teus ombros, ou a tua mudança repentina de evitares o contato visual. E isso significa que eles sentem e vão ficar a remoer sobre isso durante toda a noite.
Acredita que podes falar sobre os teus medos e as tuas emoções eles são bons na escuta ativa e parceiros muito compreensivos com uma capacidade de empatia extraordinária.
2. Dê ao seu HSP um pouco mais de tempo para se ajustar às mudanças.
Já viste alguém chorar por boas notícias? Os PAS choram. Por este mesmo motivo e quando se trata de uma mudança feliz para eles próprios, necessitam de uma auto-adaptação e tu tens um papel muito importante nesta caminhada. Dás-lhe tempo para esta etapa. Eles só estão a proteger as suas emoções e a fazer a gestão do próprio stress.
3. Quando foram ver um filme escolhe com cuidado.
Fica a saber que os PAS são muito sensíveis a filmes que envolvam sangue e cenas de terror (como a maioria dos filmes de ação), porque os PAS tendem a “sentir” a dor e as emoções daqueles que estão no grande ecrã do cinema. Um bom suspense é bom, mas a violência e a crueldade muitas vezes deixam estes indivíduos sensíveis com os níveis de cortisol e adrenalina muito elevados levando-os a níveis de stress muito elevados, podendo causar dores sintomas psicossomáticos, como cefaleias, insónias, mudança de humor, palpitações, nervosismo, pessimismo.
4. Não desapareça do nada, brincadeira de esconde-esconde não tem piada !
Fingir que sumiu para ver a reação não tem graça. Os PAS ficam realmente hipersensíveis e não vão esquecer rapidamente este acontecimento de seu afastamento. Só vai assustá-los e para além disso vai demorar a recuperar. Resultado, a noite fica estragada e os PAS ficam mal humorados.
5. Haverá momentos em que ficarás surpreso.
Eles têm uma capacidade brilhante para te surpreender. Eles confiam muito nas pessoas com quem se relacionam intimamente e se entregam por inteiro. Partilham as suas conquistas e também as suas vulnerabilidades.
6. Às vezes eles precisam de tempo sozinhos.
Algumas das pessoas mais sensíveis são introvertidas, algumas são mais sociais e tagarelas, algumas vezes precisam desaparecer e ficar sozinhas. Isso se deve ao estímulo de todos os tipos – sociais ou não – que podem rapidamente desgastá-los emocionalmente.
Se partilhas uma vida em comum com um PAS é normal que ele precise do seu espaço para se isolar por uns dias, de forma a que possa processar a informação. Isto não significa para alertá-lo quando eles sabem o que você precisa, você sabe o que está acontecendo, você estará disposto a respeitá-los e não interromper o seu tempo sozinhos, eles dizem que precisam deles.
7. Eles amam estar envolvidos em um nível mais profundo.
Eternamente, os PAS acreditam fielmente que o seu relacionamento vai dar certo. Isto é tão certo nas sua mente como precisar de água para viver. Se namorar com um PAS prepare-se e tenha uma mente aberta e disposição para falar sobre grandes planos.
8. Eles sabem que a maioria das pessoas não os entendem.
Como resultado, os PAS não se sentem incompreendidos – eles são mal compreendidos e são usados para quantas pessoas lidam com isso: tentando classificá-las, colocar um estereótipo nelas ou simplesmente dizer que há algo de errado com elas. Mostre-se mais tolerante e cooperativo e adopte uma abordagem diferente, como ouvir abertamente e tentar entender as experiências dos PAS, acredite que vai se destacar pela positiva. Os PAS vão-te amar cada vez mais e admirar muito por isso.
9. Nunca uses estes dois termos.
Os PAS estão cansados de serem acusados de “sensíveis demais” ou até “tímidos”. Evite estes clichés.
10. O ambiente os afeta.
O ruído, a luz, a atividade ou a presença de outras pessoas, têm consequência no estado de humor dos PAS.
Tenha em conta três regras simples antes de levar seu parceiro a sair:
- Agora que sabe do funcionamento emocional do PAS, tenha em consideração, quando pensar fazer uma surpresa ao seu companheiro e pense se ele desfrutará de um cenário antes de fazer um plano, avise com antecedência se um local será barulhento, lotado ou ocupado; quando já no local se eles disserem que precisam sair – mesmo se estiverão a divertir-se há apenas alguns minutos.
11. Nada tem um custo maior do que o conflito.
Muitas pessoas não gostam de conflitos, mas para o PAS não se trata apenas de um mero conflito: o conflito é uma grande fonte de sobrecarga, é uma situação que exige respostas rápidas e firmes (sobrecarga sensorial) enquanto despeja sinais emocionais sobre eles (sobrecarga emocional). (Isso está relacionado ao motivo pelo qual os PAS têm dificuldade em lidar com críticas, que são carregadas com o potencial de conflito.)
Se namoras com um PAS usa a escuta-ativa e tenta ler nas intre-linhas, nas palavras não ditas (escuta-passiva), procura um espaço acolhedor e seguro, evita as discussões e ambientes propícios a conflitos e geradores de stress. Quando em situações de conflitos evita os gritos e é o mais frontal e sincero possível. Eles sentem quando estás a mentir ou omitir qualquer coisa.
12. Nada é mais sexy para um PAS do que ser aceite.
De Personalidade peculiar os PAS quando é aceite torna-se seguro de si e logo mais sexy. O PAS ama quem os lê por dentro. A PAS gosta que as segurem na mão, olhem diretamente no seu olhar e as façam sentir borboletas na barriga. Todo PAS aprende a evitar pessoas que só querem metade delas.
E se eles puderem confiar no parceiro quando estiverem demasiado stressados, eles saberão que já foram amados antes. E que já tiveram com a sua alma gémea.