Ansiedade e Preconceitos pela maioria dos Médicos de Família-sem papas na língua
Maio 17, 2021QUAL A MOTIVAÇÃO POR TRÁS DO DESMEMBRAR PESSOAS?
Outubro 5, 2022Muitas pessoas pensam que a Perturbação Bipolar é uma simples mudança de humor. Trata-se de uma doença psiquiátrica grave com oscliações de humor entre a euforia e o humor irritado agressivo. Cada doente apresenta alterações do humor de forma diferente, uns de maneira mais evidente nos níveis de energia, com períodos de prostração e outros com maior vitalidade e energia.
O diagnótico da Perturbação Bipolar pode ser realizado ao fim da adolescência
A bipolaridade pode manifestar-se na infânica e afeta tanto os homens como as mulheres.
O sintoma mais característico é a mudança do humor, alterações entre as manias, hipomanias e depressão. Na mania, a energia física aumenta, os pensamentos ficam acelerados e o humor torna-se expansivo, mas geralmente irritável. Os sentimentos são positivos com sensação de bem-estar, liberdade e inteligência. No entanto, o indivíduo pode se tornar impulsivo , psicótico e ter alucinações e delírios.
Já a hipomania, é um dos diagnósticso mais difíceís porque pode ser efêmera e ser confundida com períodos de bem-estar. Os sintomas são os mesmos da mania, mas são menos graves e não há presença de sintomas psicóticos. A depressão, por sua vez, é caracterizada por um estado de tristeza profunda e apatia, além da perda de vontade de realizar atividades e de se relacionar com outras pessoas.
Tratamento para perturbação bipolar é feito com terapia e medicação
A realização do tratamento da perturbação bipolar é de extrema importância em todas as fases da doença, já que estamos a falar de uma patologia crónica, ao qual, o paciente vai precisar do tratamento para a vida toda. Um novo episódio de mudança de humor sem tratamento é de quase 100%.
O tratamento para a perturbação bipolar está no uso de estabilizadores de humor, como medicamentos anticonvulsivantes e antipsicóticos. Na abordagem terapêutica, é preciso levar em conta o impacto psicossocial da doença e a necessidade de psicoeducação para promover a adesão ao tratamento.
By Natacha Seixas