Posso ter ANSIEDADE e DEPRESSÃO ao mesmo tempo?
Maio 16, 2021Quais são os primeiros sintomas da Perturbação Bipolar?
Janeiro 7, 2022A ansiedade chega sem avisar e muitas das vezes nem sabemos que se trata de ansiedade. Por vezes, pensamos em tudo, que estamos a sofrer de uma doença física grave e procuramos todos os médicos e mais alguns e nada acusa nos exames. Até que nos dizem que o nosso problema é ansiedade.
Não sabemos como lidar com ela e a nossa primeira reação é a de “luta e fuga”. É como se de repente estivéssemos a ser atacados e ameaçados mas só não sabemos por quem nem o porquê, nem qual o motivo, até porque nem temos a consciência do ataque emocional.
Simplesmente, sentimo-nos paralisados perante aquele turbilhão de sensações que mais nos parece um ataque do coração. Mas quando chegamos a um lugar seguro, ao Centro de Saúde ou ao hospital tudo passa e a maioria dos médicos não acreditam em nós e passamos por “maluquinhos”, exagerados e “histéricos” e ficamos cada vez mais confusos.
Ainda há muito para evoluir na educação da doença mental e tem que começar pela maioria dos médicos de clínica geral, desvalorizam muito a mente e a nossa profissão, mal sabem (sim não digo todos, mas a maioria não sabe mesmo que o cérebro ou não querem saber ou fingem que não sabem, sim o nosso cérebro comanda o corpo, o nosso pensamento comanda a vida, as palavras têm poder, a linguagem corporal tem muita força no nosso inconsciente e tanto se poderia evitar através da mente).
Uma das coisas a evitar é o tratamento de desvalorização às perturbações mentais e não tratar as pessoas com estes distúrbios como se fossem um alvo de rótulo para toda uma vida. Ou seja, se um paciente se queixa de ansiedade vai ficar na sua ficha doente ansioso em vez de “x” está ansioso naquele dia àquela hora. Quando um doente tem uma infeção ou um quadro viral não fica registado doente infetocontagioso por si só, mas acompanhado de antibiótico x e alta dia x. Ansioso, não existe alta, ansioso hoje ansioso para sempre. É o que tenho analisado estes anos todos. Depressivo hoje depressivo sempre. A Depressão tem cura. Mas reparo que há estereótipos bem vincados e preconceitos despropositados. E diagnósticos completamente ao lado pelos próprios médicos de família que em nada entendem da mente humana e não é esperado que o entendam. E criticam os psicólogos quando os próprios enviam relatórios para ajudá-los no enquadramento da medicação do paciente.
Infelizmente um doente com um historial clinico psiquiátrico é sempre visualizado por muitos médicos, não todos, salvaguardo, como pessoas fracas, queixosas e tudo é motivo para ansiedade e toma lá um xanax que isso passa.
Sem papas na língua escrito pela psicóloga Natacha Seixas
MARQUE A SUA CONSULTA _ JÁ PODE CONTAR COM O SEGURO DA MEDIS
Consulta online: 25€
Presencial: https://thrustclinic.pt/