Quando o desejo de comprar se torna um vício – a oniomania
Maio 10, 2018A dor pode ser de origem psicológica
Maio 10, 2018As Perturbações Psicossomáticas estão entre as perturbações psicológicas que surgiram em um determinado período de tempo e a procura de tratamento continua até hoje.
1- O que significa doença psicossomática?
Para explicar o que é a doença, primeiro é necessário começar por separar as palavras. “Psique” é a alma e “Soma” é o corpo. A psicossomatização é quando os sintomas fisiológicos são resultado criados pelo psicológico, ou seja, quando a pessoa já descartou todas as hipóteses de ter físico. Já percorreu vários médicos, já fez os mais variados exames e não existem alterações significativas no organismo.
É exatamente o conceito de doença psicossomática. Apesar das queixas fisiológicas do individuo, não há origem orgânica.
É possível distinguir entre quatro grupos de distúrbios de somatização.
- Dor;
- Sintomas Gastrointestinais;
- Sintomas Sexuais, Sintomas;
- Neurológicos: surdez, cegueira, perda de poder em uma região.
2 – Quais são os exemplos de sintomas psicossomáticos?
Em todos os lugares do mundo, as pessoas expressam os seus problemas internos extensivamente através do corpo. Ainda não se sabe exatamente o que causa a internalização ao nível patológico, mas pesquisas mostram que a forma como assimilamos a informação e a acomodamos influencia muito na nossa maneira de ser e estar. Existem muitos estudos de caso de crianças que modelam as atitudes dos pais e aplicam-se à dor que por vezes eles próprios produzem quando estão com mais ansiosos.
Como os distúrbios somatoformes estão relacionados ao sistema nervoso central, todo o corpo pode ser afetado em doenças psicossomáticas. Por exemplo, quando um estudante tem um exame já está com a crença de que o exame vai correr mal,ou de que não é suficiente bom para tirar uma nota positiva, quando estes pensamentos negativos invadem constantemente a sua mente rapidamente esse estado de ansiedade se apodera do seu corpo e comunica através dos sintomas fisiológicos: dor abdominal, náuseas, dor de cabeça, tonturas, vómitos, sudorese, tremores, etc.
3 – Quais as diferenças do tratamento da Perturbação Psicossomática em Portugal e nos outros Países
Como os sintomas se manifestam por sintomas físicos, os pacientes primeiro procuram a ajuda de um médico. No estrangeiro alguns médicos já mais experientes e familiarizados com esta Perturbação psicológica pedem ajuda a um psicólogo depois de perceber que a situação é da mente; médicos relativamente menos experientes nesses tipos de casos entram em investigações mais profundas. O tratamento de doenças psicossomáticas não é muito difícil, mas um tratamento a longo prazo pode ser previsto porque o paciente pensa que não é psicológico e se recusa a ajudar o psicólogo até que se torne crónico.
Aqui em Portugal ainda existe o estigma de que os psicólogos são para os malucos ou são desnecessários. Que os amigos fazem a vez de um psicólogo ou até um clínico geral ou psiquiatra trata da situação com a prescrição de medicação.
4. Tratamento
Há muitos métodos de tratamento estas doenças psicossomáticas. Numa fase inicial, os tratamentos envolvem analgésicos, anti-histamínicos, anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Posteriormente seria desejável que o paciente fosse acompanhado por um Psiquiatra e Psicólogo, para aprender a gerir as suas emoções e resolução de conflitos internos e não focar tanto a sua atenção no seu corpo, de forma a tratar a verdadeira causa do problema.
A prática de exercícios físico ajuda a desviar a mente e promove a auto-estima e autoconfiança, bem como, a produção de serotonina que é responsável pelo bem-estar no organismo, que aliada a uma alimentação saudável terá um impato diferente na sua mente.
6- Gaguez, dificuldade em falar em público está entre as afirmações das doenças psicossomáticas?
Não. Gaguez é outra condição que é avaliada sob os distúrbios da fala, por isso não podemos considerar como uma doença psicossomática.
7 – Quais são as causas e sintomas das doenças psicossomáticas?
As doenças psicossomáticas têm uma relação direta entre a saúde mental e a saúde física. Por causa dessa conexão, quando algo dá errado na vida, ela pode entrar em ação. Por causa do stress no espírito, o corpo tenta produzir uma solução ou se adaptar.
Se a pessoa for incapaz de lutar contra o stress este tende a aumentar e o corpo é que paga. A maior causa de doenças psicossomáticas ainda é amplamente desconhecida por causa do fato de ser causada por stress, ansiedade e depressão.
Stress profissional, violência psicológica e desmotivação, tristeza profunda pode estar também na origem desta patologia.
Existem pesquisas que revelam que a genética, os comportamentos de aprendizagem e experiências traumáticas na infância aumentam os riscos de doenças psicossomáticas. A preocupação excessiva com o corpo quando ocorre fora do controlo do seu nível de consciência é um sinal de que o indivíduo tem uma doença psicossomática. Em tal situação, é necessário começar a receber ajuda psicológica antes que seja tarde demais e a situação se torne crónica e mais difícil.
Natacha Seixas