A tricotilomania, também conhecida como “perturbação de puxar o cabelo”, é uma Perturbação Mental classificada como Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Está relacionada com impulsos persistentes e recorrentes de puxar o cabelo do couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras e outras áreas do corpo, apesar da intenção da pessoa tentar repetidas vezes parar ou diminuir o puxão de cabelo.
Ás vezes este ato de puxar as sobrancelhas pode remover por completo as mesmas. No cabelo pode fazer com que fique com pelagens no couro cabeludo.
Há indivíduos que conseguem controlam mais do que outros esta situação de puxar os seus próprios pêlos.
Principais Sintomas de Tricotilomania
A principal característica da tricotilomania é o puxar recorrente do próprio cabelo. Puxar o cabelo pode ocorrer em qualquer região do corpo em que o cabelo cresce; Os locais mais comuns incluem o couro cabeludo, sobrancelhas e pálpebras. Áreas menos comuns incluem regiões faciais, púbicas e peri-retais.
O puxar o cabelo pode ser um ato exibido em tensão de stress um forte ansiedade em que a pessoa sente um prazer no final.
Habitualmente os indivíduos com tricotilomania também têm outros comportamentos repetitivos focados no corpo, como roer as unhas e mastigar os lábios.
Fatores de risco
- Idade: O início geralmente ocorre entre as idades de 10 a 13 anos e pode durar por toda a vida
- Outras Perturbações mentais: Ansiedade, Depressão e Perturbação Obssessiva-Compulssiva.
- Stress: Níveis elevados de stress podem desencadear tricotilomania para algumas pessoas.
Quando procurar ajuda
Se verificar que não consegue para de puxar o cabelo ou outros pêlos em uma outra região do corpo convém procurar ajuda. A tricotilomania não desaparece por si só. Procure tratamento imediato, estes sintomas interferem de forma negativa nas suas relações sociais e auto-imagem.
É importante procurar ajuda o mais rápido possível e continuar o tratamento de forma contínua.
Natacha Seixas