As 4 frases mais pronunciadas por alguém com depressão
Agosto 26, 2018Mulheres o elo mais forte
Agosto 26, 2018Uma crise de Ataque de Pânico é sem dúvida assustador e parece sair dos nossos piores pesadelos. Os sintomas aparecem do nada e vão embora também do nada. Quando vêm parecem que vamos enlouquecer ou morrer de ataque cardíaco, muitos pensam que podem sufocar. Para que o diagnostico seja confirmado e que seja considerado Perturbação do Pânico é preciso que estejam contemplados no mínimo 4 dos seguintes sintomas: palpitações, suores, desrealização, taquicardia, medo de enlouquecer, falta de ar, dor no peito, medo de morrer, nó na garganta, sensação de desmaio, cefaleias, entre outros.
Um Ataque de Pânico é para ser levado a sério e os familiares são os primeiros que devem apoiar o doente nesta caminhada dolorosa. Não pense que isto é pouca vontade de trabalhar ou desculpa para o quer que seja, isto é uma doença real e torna-se incapacitante para quem sofre dela. Ajude o seu ente-querido a ultrapassá-la e seja compreensivo. Sabia que, um Ataque de Pânico pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade e de qualquer estatuto?
Para prevenir uma nova crise de Pânico é necessário que o individuo se não está medicado que recorra ao médico de Saúde Mental e seja acompanhado em Psiquiatria para que assim fique sob controle e devidamente medicado para o efeito. Deverá também receber acompanhamento psicoterapêutico. Investir na Psicoeducação é sem dúvida um bom caminho a seguir. Nada melhor do que o próprio doente estar bem familiarizado com a sua própria doença e conhecer ao detalhe a sua realidade para melhor se controlar e aos poucos ficar mais tranquilo com a sua condição e aceitar que realmente nada de mal lhe poderá acontecer para além do mal-estar dos sintomas.
Mas primeiramente deverá ser descartadas todas as possibilidades de uma condição física só depois diagnosticar-se o Ataque de Pânico e proceder-se ao tratamento. Para isso o doente deverá sempre ir aos médicos corretos, da especialidade.
E também verificar a possibilidade de estimulante que o individuo esteja a ingerir que possam estar na origem dos Ataques de Pânico e fazer uma melhor gestão desses recursos. Saiba que o café, guarana, estimulantes que existem no chá (verde) ativa o Sistema Nervos Simpático (SNS) e podem originar sintomas de ansiedade: taquicardia, suores, mal-estar geral, nervosismo, stress, irritação, entre outros.
Natacha Seixas