Todos nós temos um instinto assassino
Agosto 25, 2018Como prevenir um Ataque de Pânico
Agosto 26, 2018A depressão dói e doí muito mas o seu diagnóstico não é palpável mas saiba que pode ser fatal.
A maioria de nós conhece alguém que sofreu ou sofre de depressão ou, indiretamente, algum caso conhecido. Há 580 mil casos em Portugal diagnosticados com depressão, é a perturbação psicológicas que mais afeta os portugueses, o que torna Portugal no segundo país da Europa com maior número de casos com depressão. Neste momento a Depressão é a condição mental com mais prevalência no mundo inteiro. Segundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) existe mais de 300 milhões de casos.
Sabia que os números de suicido dispararam e a causa está na origem da depressão. Estatísticas apontam para 800 mil pessoas que morrem por ano por optarem por pôr termo à vida. E ainda existem pessoas que dizem que depressão é frescura.
Sintomas de Depressão
É importante que esteja familiarizado com os sintomas de depressão. Estes podem ser físicos, emocionais ou psicológicos:
- humor deprimido;
- tristeza quase diária;
- sentimentos de vazio;
- choro fácil;
- isolamento interpessoal;
- a perda de interesse nas atividades que anteriormente eram prazerosas;
- perda ou ganho de apetite;
- insónia ou hiperinsónia;
- agitação ou lentificação psicomotora;
- fadiga e perda de energia;
- sentimento de inutilidade ou de culpa;
- baixa concentração ou dificuldade em tomar decisões.
Estou farta de tudo
A pessoa com depressão sente-se tão desesperada que vê-se numa situação de incapacidade para tudo. Nada lhe apetece. Não suporta o barulho, as vozes, a luz do dia, os outros, nada de nada e só quer desaparecer.
Sinto-me tão cansada
Os indivíduos nesta condição sentem um cansaço físico, para além do cansaço psicológico, muito grande , e não pense que é frescura, porque este cansaço é real e incapacitante. O corpo fica “colado” à cama e torna-se doloroso sair de lá.
Não aguento mais
Uma das frases típicas que se ouve muito da boca de quem está com depressão. Sentimentos de que não vão aguentar por muito mais tempo a dor, o cansaço, a tristeza profunda, o desânimo, a desesperança, a perda de objetivos, o vegetar numa vida sem vida, o não ver “piada” em nada, o não encontrar motivo para sorrir nem existir é um desespero constante na vida destes doentes.
Quero morrer
Esta frase é muito vulgar e alarmante quando dita em voz alta por estes indivíduos depressivos. Por vezes não ficam só pelas palavras. Existe mesmo uma vontade em passar à ação e é preciso estarmos atentos e ajudar o quanto antes. Muitos dos suicídios teriam sido evitados se os familiares e amigos acreditassem que a depressão é uma doença grave e se em vez de criticar ajudassem a pessoa que está num sofrimento profundo.
Natacha Seixas
2 Comments
Eu já me senti assim e já consegui superar mas com ajuda
Não é vergonha nenhuma pedir ajuda a um profissional por demasiado tempo fui forte quebrei bati no fundo e daí ?
Superei com ajuda profissional e com mudanças na minha vida quotidiana
Aprendi a fazer aquilo que me faz feliz
Acreditem mais em voçes mesmos e secalhar verão o mundo e as pessoas de outra forma .
Obrigada pelo seu testemunho. Procurar ajuda de um profissional de saúde na área é sem duvida uma atitude inteligente mas infelizmente ainda existem muitos “tabus” acerca disso.