Não implores amor e valoriza-te!
Julho 30, 2018Podemos amar duas pessoas ao mesmo tempo?
Julho 31, 2018Normalmente crenças de chorar ao ver um filme estão associadas mais às mulheres e a pessoas fracas. Saiba que esta visão é totalmente falsa: chorar é o nome de pessoas emocionalmente fortes.
Os homens também choram é não é nada vergonhoso ; É uma reação natural a uma estimulação que faz as lágrimas correrem pelo rosto, lágrimas que às vezes até tentamos esconder. Tudo isso acontece porque consideramos que choramos apenas tristeza; Mas já lhe aconteceu chorar de alegria?
Sabias que chorar ao ver um filme é um sinal de empatia
Ver um filme devolve-nos um conjunto de emoções que nos faz sentir emoções reais. Se chorarmos, isso mostra que podemos demonstrar empatia com os personagens que participam da ação. É aqui que nós temos a capacidade empática, ou seja, a capacidade de nos colocar-mos no lugar do outro (neste caso da personagem) e por momentos conseguimos sentir coisas como eles, vemos a realidade através de seus olhos, abandonamos nossas circunstâncias para adotar as deles … Tudo isso nos permite entender a sua situação.
Mas existe uma explicação racional para tudo isso? O que é certo é que quanto maior a carga emocional do filme, mais o nosso cérebro liberta a ocitocina. Um estudo realizado por pesquisadores da Claremont Graduate School descobriu que a secreção dessa hormona ajuda-nos a manter a comunicação interpessoal, e nos tornar-mos mais bondosos, mais empáticos e mais compreensivos.
O choro não é, portanto, um sinal de fraqueza, mas sim de empatia , pois prova que sabemos como nos conectar com os outros e que podemos sentir as emoções dos outros; nós nos destacamos como pessoas emocionalmente fortes.
A empatia está ligada aos neurônios-espelho, aqueles graças aos quais podemos nos colocar no lugar dos outros
Por outro lado, as pessoas que não têm empatia estão em grande desvantagem no relacionamento interpessoal. Esta incapacidade empática de se colocar no lugar do outro causa muito conflitos e situações geradoras de stress. Relacionar-se com outras pessoas é fundamental para viver em sociedade e se quer ter relacionamentos saudáveis que envolvam apoio.
Entende melhor porque chorar não nos torna mais frágeis; é um mito! A partir de agora, sempre que tiver com um amigo seu que muitas vezes chora, não o encare mais como uma pessoa frágil , mas veja nessa pessoa o quanto é mais forte do que pensa. E, tu também, choras na frente do cinema?
Chorar melhora o nosso humor
O oposto das lágrimas é o o rir; Ao rir, melhoramos o nosso humor e bem-estar geral, aumentando a hormona da felicidade-a serotonina. Especialistas dizem que mesmo quando estamos em uma situação dificil, se nos forçarmos a sorrir, podemos superar mais facilmente uma situação difícil, mas também ter mais confiança em nós.
Mas e se eu khe disser que o choro também melhora o nosso estado de humor? Esta é a conclusão a que chegaram os pesquisadores de um estudo realizado pela Universidade de Tilburg. Durante este estudo, os psicólogos perceberam que os filmes mais tristes poderiam melhorar o humor de quem os assistia.
Reconheces-te neste perfil? Tentas conter a lágrimas quando assistes a um filme? O estudo concluiu que, para que as lágrimas tivessem o efeito desejado, era importante não conter as lágrimas.
Durante este estudo, descobriu-se que inicialmente as pessoas sentiam-se muito tristes .Eles mostraram grande empatia pelos protagonistas e depois deixaram suas lágrimas fluírem. Mas enquanto os minutos passavam, iam-se sentindo melhor. Somente as pessoas que não contiveram as lágrimas conseguiram sentir esse bem-estar; outros viram seu humor piorar.
Eu respiro profundamente, fecho meus olhos, engulo minhas lágrimas e sorrio; Eu não poderia ter cometido um erro maior
Portanto, não é negativo que uma situação ou filme te faça chorar. As nossas emoções não são para ser reprimidas. Tal comportamento não é senão o sintoma de pessoas emocionalmente fortes. Mas para tirar o máximo proveito disso, tens que deixar as lágrimas fluírem. De certa forma, são as lágrimas que nos aliviam de certos sofrimentos.
Pessoas emocionalmente fortes não têm que ter vergonha de chorar. As pessoas emocionalmente fortes não são frágeis, ao contrário do que as mais fracas possam pensar. Talvez agora tu que tanto criticas e até apelidas de “maricas” estejas agora mais ciente de que não és tão forte quanto pode ter-te imaginado, nem o teu amigo tão fraco de como tu o pintaste.
Não existe pior sinal de fraqueza do que conter as tuas lágrimas e fingires aquilo que não és.
Natacha Seixas
2 Comments
Faço parte deste grupo pareço uma Madalena de tanto chorar a ver certos filmes e como se fosse minha a história que estou a ver !
Significa, que faz parte dos estudos, que é uma pessoa emocionalmente forte!