LUTA CONTRA O CANCRO CMTV
Outubro 14, 2022“Autismo Ligeiro: Compreender e Apoiar Pessoas no Espetro Autista de Alto Funcionamento”
Julho 7, 2023Porque acontece não termos força de vontade para alcançar os nos objetivos?
Porque procrastinamos? Muitas das vezes queremos muito perder peso mas não temos vontade para ir fazer uma caminhada ou ir ao ginásio. Abusamos nos bolos e ingerimos tudo menos o que nos faria perder peso. Ou ir para aquele curso de sonho e deixamos para mais tarde a inscrição.
Nós não nascemos com ou sem força de vontade, nós treinamos essa força. Mas de nada vale tentar criar esse padrão em si se não se identificar realmente com aquilo que pretende. Por exemplo, eu vou para a faculdade e frequentar medicina porque toda a minha família também o é e não quero desiludi-los, porque na verdade eu queria era mesmo ser ator. Então, se não tem vontade o fato de fazer algo contrariado, não vai gerir resultados positivos.
Para termos força de vontade temos de saber o que realmente valorizamos e o que nos fará sentir felizes e realizados, no agora e no futuro. Depois é MANTER o FOCO e a DISCIPLINA sem distrair-se de si. E como o fazer?
Manter o poder do “vou”. Se pretende perder peso, obrigue-se a ir com chuva, com sol com frio ou vento ao ginásio, com horas e dias estipulados. Coloque um objetivo atingir (por ex: em 3 meses quero perder 8 quilos). Esse objetivo tem de ser real e atingível. Não querer perder 50 quilos em 3 meses, já que é irreal e de difícil alcance.
De forma antagónica, temos o poder do “NÃO VOU”. Da mesma maneira, que treinamos a nossa força podemos também boicotá-la e treinar de forma oposta, que é de eu não faço, eu não vou.
Por exemplo, se dizemos não a um ingrediente que nos faz mal e se continuamos a ingeri-lo o melhor a fazer é controlar o nosso ambiente. Não comprarmos esse tipo de produtos para casa. O mesmo acontece com o querer emagrecer, se sabe que engorda e não consegue resistir a doce, substitua por outros produtos que sabe que saciam e vão de encontro ao que pretende. Arranjar os meios para atingir o seu propósito. Acredite que quando começar a ver os primeiros resultados a força de vontade vem sem esforço.
Também temos o problema com o vicio das redes sociais. Vamos só ver se temos mensagens ou alguns post’s interessantes e quando dá-mos por nós a hora para trabalhamos no que queremos realmente, já passou. Ou porque temos de nos levantar cedo e o melhor é dormir, ou porque são 17h e temos de ir buscar o filho à creche, ou é hora de jantar, etc.
Posto isto, se tem uma intenção e se da atenção/prioridade a essa intenção é só desenvolver a habilidade (de não comer aquele bolo cheio de calorias, mas que vai boicotar todo o seu esforço), faltar a uma reunião de trabalho que poderia render-lhe 3 meses de trabalho. Se gosta de si, pense em si e pensar em si é dedicar-se. Mime-se. Se nesse plano de ação que planeou para si houver falhas, aceite-as e tente entender onde errou e faça novamente. Insista, faça diferente e o resultado será outro. Se planeou ir 3 vezes ao ginásio e só foi 2. Parabenize-se por isso, está ótimo. Antes, não ia dia nenhum. Para a próxima semana irá 3 dias. Seja bondoso e coerente consigo.
Se um amigo ficasse a ver Tv e a comer pipocas quando o seu maior desejo seria perder peso. O que lhe diria? Então, já que ambos sabemos seja o seu maior amigo!
Se não conseguir sozinho procure ajuda!
Natacha Seixas