Hello world!
Junho 21, 2018Porque não aprendemos com os erros
Julho 28, 2018Tem sempre aquele melhor amigo em que nós desabafamos e colocamos a nossa mão no fogo por eles. Cuidado, que podes-te queimar!
Normalmente, até já podes ter reparado que esse teu amigo é manipulador com as outras pessoas e nem reparaste que tu próprio já foste vitima dessa mesma manipulação.
Ele fala mal dos outros para ti e nas tuas costas fala mal de ti.
Infelizmente, vivemos no tipo de mundo onde às vezes nos deparamos com esse tipo de pessoa. Não te culpabilizes como se de algo errado se passasse contigo, isto é um problema que é do teu amigo falso e não teu. Uma pessoa que é falsa para ti também é falsa para os outros. As probabilidades são de que essa pessoa falsa ter amigos verdadeiros é precária e tu não és excepção.
Às vezes, em casos limítrofes, pode ser difícil dizer se alguém é um falso amigo, especialmente se eles estão a tentar ser falsos sobre o fato de que eles são falsos!
Aqui estão alguns sinais para ajudá-lo a descobrir
1- Amizade condicional
Uma amizade condicional é quando o teu amigo espera que tu sejas aquilo que tu não és. Que lhe ofereças certas coisas, ajas de uma determinada maneira, vistas determinadas roupas, ou sigas algum outro padrão superficial antes que elas se associem a ti.
Não tem nada a ver contigo mas com o “boneco” que criam de ti.
Se alguém exige que sejas alguma coisa para além de ti próprio em troca de uma amizade, então essa não é uma amizade verdadeira.
2-Quando começas a rejeitar chamadas desse amigo(a)
Não é que não pretendas ajudá-lo ou continuar essa amizade, mas talvez estejas um pouco desiludido e cansado de o único assunto entre vocês ser exclusivamente as necessidades dele, enquanto ele não se lembra nunca de perguntar como tu estás.
3- Ela nunca tem tempo para ti.
Verificas que gastas o teu tempo com a tua amiga a ouvi-la e a dar-lhe opiniões. Dás-lhe o teu ombro para chorar e a tua cama para dormir nas horas mais difíceis dela.
Mas quando acontece algo de muito grave na tua vida, mesmo que seja a perda de um ente querido ele(a) não tem tempo para ti.
Uma amizade verdadeira é um mútuo apoio. Se nessa relação apenas existe um que dá e um que recebe então algo de errado se passa.
4. Seu amigo tem um comportamento diferente quando está com outras pessoas
Este é mais um sinal óbvio de um amigo tóxico. Quando a pessoa te trata de forma diferente dependendo de quem está por perto não é certamente o amigo que deves querer manter na tua vida.
Eles te assumem no anonimato e te servem doces quando estão sozinhos mas dão o ombro servido a frio e mantém a distância quando estão em público.
Se assim for, isso não é apenas extremamente imaturo, mas definitivamente não é um verdadeiro amigo. Os verdadeiros amigos não se envergonham de tratar as pessoas com bondade, e certamente não terão medo de admitir que se dão bem contigo.
5. Tens receio de desiludir o teu amigo
Já ouviste dizer aquela expressão que na amizade “amigo não empata amigo”. Então, se a amizade for verdadeira concerteza a pessoa vai querer saber-te feliz, se tens que passar uma noite de amor com o teu namorado ou se tens uma massagem turca num SPA maravilhoso, não tens de sentir-te culpada por dizer que nesse dia não estás disponível.
Enquanto pessoas e seres individuais que somos temos de saber, impor limites pessoais entre o nosso espaço pessoal e o do outros, seja quem for. Se o teu amigo ficar chateado contigo é porque te colocaste a jeito e à disposição o tempo todo.
E desta forma inconsciente, reside o medo de magoar o amigo(a) – sendo que, na verdade, não estás a fazer nada além de cuidar da tua própria vida.
6. Ficas exausta após estar com o teu amigo(a)
Amizades também têm seus altos e baixos, mas, para que elas sejam verdadeiras, é necessário que os momentos de alegria e parceria superem as dificuldades.
Mas se começa a ser habitual ficar exausta sempre que estás com o teu amigo(a) claramente que esta relação não é mais benéfica.
Pessoas que te deixam para baixo, despertam dúvidas sobre os teus sonhos e projetos, ou colocam-te em situações difíceis (sejam elas emocionais, morais ou financeiras) não acrescentam nada de bom na tua vida. Afastar-te pode ser a melhor opção.
7. Cansaço físico após ver essa pessoa
A única dor que todos deveríamos sentir depois de encontrar uma amiga é aquela leve tensão nas bochechas de tanto dar risada. Por outro lado, se começamos a ter dor de cabeça, dores musculares ou problemas gastrointestinais depois de passar algum tempo com um amigo em específico, esse é um sinal claro de que se trata de uma amizade tóxica.
Ter bons amigos estimula nosso sistema imunológico e aumenta nossa expectativa de vida – e é claro que conviver com pessoas que te fazem mal vai causar os efeitos opostos.
8. Quando há um desacordo e ele deixa de falar contigo
É normal que entre seres humanos pensantes exista divergências de opinião. Não somos obrigados a concordar com tudo o que o outro diz. Além disso, seria chato se concordássemos com os nossos amigos sobre absolutamente tudo, não concordas?
O verdadeiro teste de uma amizade acontece quando tu e o teu amigo realmente discordam em algo. Isto é especialmente o caso se discordarmos sobre algo em que um de nós acredita apaixonadamente. São nestes momentos que a pessoa mostra a sua verdadeira personalidade.
Os teus amigos vêem-te realmente como um ser humano? Ou eles apenas te vêm através do filtro das suas próprias opiniões?
Se o teu amigo não consegue lidar com o fato de teres mudado de religião ou afiliação política, ele nunca foi um amigo verdadeiro . Eles gostaram de ti porque tu foste-lhes massajando o ego ao concordares sempre com as suas opiniões.
Às vezes, as divergências nem precisam ser sobre algo importante como a nossa religião ou filosofia de vida. Às vezes é simplesmente tão estúpido quanto entrar em uma discussão sobre quem deve o quê a quem.
Se nas tuas amizades alguém parar de falar contigo por um desentendimento como este, sabes o que é isso? Sim, isso é um amigo tóxico. Amigos de verdade estão dispostos a tolerar diferenças de opinião e não se importam de se esforçar para resolver as coisas. Acima de tudo, verdadeiros amigos perdoam .
9. A vossa amizade prejudica os outros relacionamentos
É possível que tenhas duas ou três amigas que não se entendam e isso é perfeitamente normal. O que não é normal é uma amiga não gostar de todos os que te rodeiam, do teu parceiro e da tua família.
Da mesma forma que acontece em relacionamentos românticos tóxicos, um amigo “doentio” também poderá querer ser o único na tua vida e querer afastar tudo e todos que e cercam.
Se perceberes certa manipulação para te afastar de outras pessoas queridas ou de amigos verdadeiros e familiares se mostrarem descontentes com essa amizade em particular, é bom ficares atento e refletires sobre isso
10. Sintomas psicossomáticos
Se essa amizade está a fazer-te sentir ansiedade e stress que se refletem no corpo físico, como suores, taquicardia, cefaleias, irritação, raiva e zanga, é importante restabelecer o equilíbrio emocional o quanto antes. Coloca-te em primeiro lugar, procura ajuda profissional se não conseguires terminar essa relação tóxica e livra-te dessa pessoa que tanto te faz mal.
11-O teu amigo só te procura para pedir algo
Isso pode ser qualquer coisa, na verdade:
- Favores
- Acesso ao seu círculo social
- Sexo
- Dinheiro
- Oportunidades de carreira
- Passeios gratuitos para lugares
- Coisas grátis
- Alívio do tédio
- Alívio da solidão
Enquanto estas são todas as coisas que pode dar a um amigo simplesmente porque gostas deles, mas se eles estão a sair contigo por causa dessas coisas, então isso é um problema.
Se alguém é teu “amigo” e por qualquer razão, além do fato de seres quem tu és , esse é um sinal revelador de um amigo falso.
Natacha Seixas