5 passos para te ajudares a ti mesmo quando te sentires deprimido
Setembro 16, 2018A falta da Vitamina D e o Impato na Depressão
Outubro 8, 2018Há 8 hábitos que costumamos ter que destroem a nossa auto-estima e de quem está ao nosso redor.
Existem alguns padrões de comportamento que se tornam hábitos e podem destruir completamente a auto-estima de uma pessoa.
A auto-estima é a avaliação que fazes de ti próprio, seja ela negativa ou positiva. Sabemos que ter uma baixo auto-estima interfere no nosso desempenho em todas as áreas da nossa vida. A auto-estima não se vende, não se compra e não se empresta. É algo que é inerente ao ser humano e um bem precioso para estarmos de bem connosco e com a vida.
Em baixo, seguem 8 hábitos que destoem a nossa auto-estima:
1.COMPARAÇÃO
Comparação mata a auto-estima. Não te compares com outros. Não te diminuas.
2. ESPERAR A APROVAÇÃO DOS OUTROS
Faz algo bem feito e não esperes a aprovação dos outros isso pode nunca acontecer. Não esperes dos outros. Reconhece-te. Valoriza-te.
3. ESPERAR MUITO DOS OUTROS
Muitas pessoas acabam por elevar demais as expetativas dos outros. Não coloques a expetativas e o poder nas mãos de outra pessoa. Determina o resultado que tu traçaste sem esperar do outro. Traça o teu resultado e não a tua expetativa.
4. COLOCAR O OUTRO SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR
Vais morrer emocionalmente, se colocares o outro sempre em primeiro lugar. Não estás a viver está a existir no Universo. Coloca-te em primeiro lugar. Não tem a ver com ser egoísta. Tem a ver com ser feliz. Se fizeres primeiro pelos outros vai faltar ar para ti.
5. COMPETIÇÃO EM EXCESSO
Competição em excesso é maligno, faz gastares energia em algo que não compensa. Se cooperares estás a agregar valor na vida do outro. Se queres elevar a tua auto-estima diminui o nível da competitividade e aumenta o teu nível de cooperação.
6.PENSAR QUE NÃO ÉS CAPAZ
Se alucinas que não és capaz o teu cérebro acredita no comando que tu dás e não precisa ser verdade. O teu cérebro dá o comando para responder como se fosse verdade. Imagina, quando estás a dormir e tens um pesadelo teu corpo todo responde a essas sensações, teu coração acelera, teu corpo transpira, tua mente fica perturbada, tu acordas assustado. Ou quando tens a sensação que vais cair da cama, tens a reação imediata de tentares te agarrar a algo, correto? É a mesma coisa. Se pensares que não és suficientemente bom para… teu cérebro vai assumir isso como verdade. Agora que sabes disto és tu que tens o poder da decisão de saber como te queres sentir.
7. GUARDAR RANCOR E MÁGOA
É como se tivesses uma pedra de carvão na mão e como se fosses atirar na outra pessoa, mas ao mesmo tempo que tentas atirar essa “bola” quente certamente que nem chegas acertar em quem te faz sentir menos bem. Mas uma coisa que sei, a tua mão ficou queimada. Então a falta de perdão só te prejudica e destrói a tua auto-estima.
8. FOCAR NO FUTURO OU FOCAR NO PASSADO
Quem foca só no futuro é extremamente ansioso. Quem se foca apenas no passado é demasiado depressivo e se torna demasiado maçador para quem convive com estas pessoas. Quem está demasiado agarrado ao passado é por falta de relação no presente. O tempo é demasiado precioso na tua vida. O segredo é vivenciar o presente e desfrutá-lo da melhor forma possível.
Se sabes mais formas que destroem a auto-estima deixa o teu comentário em baixo do texto.
Natacha Seixas