Quando estamos deprimidos, pode ser muito difícil lidar com as nossas emoções.
Antes de compreender plenamente os nossos sentimentos, temos tendência a pensar que somos demasiado pessimistas.
Mas não precisamos deixar que as emoções nos controlem. Se temos depressão porque não tentamos resolver as nossas emoções.
Aqui lhe deixo algumas dicas para melhor lidar com as emoções.
I. Adira ao plano de tratamento
Atualize o seu plano atual
A depressão pode afetar o seu julgamento, que afeta o seu ponto de vista, e pode torna-se difícil de entender completamente como se sente sobre determinadas situações. Uma das coisas mais importantes para lidar com a depressão é aderir a um plano de tratamento para controlar efetivamente a depressão.
Quando a sua depressão está controlada e supervisionada, certamente que irá sentir-se melhor. Se por algum motivo o seu plano de tratamento não está a funcionar terá que falar com o seu psiquiatra e para que vejam novas alternativas. “Recentemente tenho vindo a lidar com minhas emoções, mas o efeito não tem sido muito eficaz, eu sinto-me cada vez mais irritada e com muitos terrores noturnos, coisas que anteriormente não sentia, pode mudar meu plano de tratamento? “
Considere o gerenciamento dos medicamentos
Existem um leque de medicamentos variados que podem ser usados como parte de um plano de tratamento para ajudá-lo a controlar sua depressão.
Trabalhe com seu médico ou psiquiatra para determinar qual o medicamento mais eficaz para si. Se a sua medicação não está a ter os efeitos desejados, deve informar o seu médico. Pode informá-lo da seguinte forma: “Eu penso que seria melhor alterar a minha medicação, uma vez que esta está a trazer-me muitos efeitos secundários. Espero ser capaz de lidar com minhas emoções negativas sem afetar meu tratamento da depressão”.
Considere o tratamento
Assim como os psicofármacos, existem muitos tratamentos eficazes para a depressão. Por exemplo, terapia comportamental cognitiva, terapia de grupo e terapia interpessoal podem ser usadas para tratar a depressão. O ideal será sem dúvida uma tratamento entre ambas as terapias: psiquiatria e psicologia.
O tratamento regular pode ajudá-lo a resolver muitos dos problemas que enfrenta com a depressão. Também pode ajudá-lo com suas emoções.
2. Realize os seus sentimentos
Pratique a atenção plena
Mindfulness significa estar ciente do que está acontecer no aqui-e-agora ao seu redor e do que está dentro de si. Isso significa concentrar-se em seus pensamentos, sentimentos e corpo é uma boa maneira de identificar e lidar com suas emoções.
Esta também é uma boa maneira de controlar a depressão, pois ajuda a reconhecer e evitar pensamentos e sentimentos negativos.
Objetivo
Às vezes, a depressão pode distorcer sua percepção das coisas e fazer sentir-se mais negativo do que o normal.
Dando um passo atrás, é uma boa ideia olhar as coisas de uma nova perspectiva objetiva.
Isso pode ajudá-lo a reconhecer seus verdadeiros sentimentos e emoções verdadeiras sem os efeitos da depressão. Por exemplo, Coloque a seguinte questão: “Isso é por causa da minha condição, ou é por causa da minha depressão que sinto essas emoções?”
Respire profundamente algumas vezes
Uma maneira de controlar suas emoções é praticar a respiração profunda.
Essa forma de gestão do stress costuma funcionar muito bem para gerenciar o stress e as emoções.
A prática regular também é útil porque alivia a tensão do seu corpo, diminui a frequência cardíaca e acalma o seu humor. Tire alguns minutos por dia para praticar diferentes técnicas de respiração profunda. Tente inalar lentamente pelo nariz. Expire devagar da sua boca.
Por favor, faça uma pausa
Tire um momento da situação atual para lhe fornecer o espaço físico e mental necessário para lidar com suas emoções.
Este espaço e tempo é apenas seu e é muito útil para refletir sobre os seus sentimentos e são benéficos para o alívio automático das emoções negativas.
Uma pequena pausa/ intervalo dá-lhe a oportunidade de se acalmar. Se puder, dê um passeio lá fora ou vá ao banheiro para lavar o rosto ou lavar o cabelo. Faça uma respiração profunda e tente prestar atenção às suas emoções. Se não puder deixar essa situação, tente fechar os olhos por um tempo e respire fundo. .
Faça algo positivo
Você pode não querer ser ativo, mas a atividade física pode ajudá-lo a controlar seus sintomas depressivos.
O exercício ativo pode aumentar o oxigênio no cérebro e liberar as substâncias químicas no corpo, melhorando assim o seu humor, o que pode ajudá-lo a controlar a depressão e lidar com as emoções. Ser pró-ativo limpa a sua mente e ajuda-o a se concentrar, melhora a energia e alivia a tensão e o stress. Se precisar de tempo para fazê-lo sozinho, opte por caminhadas, corridas, musculação, natação ou ciclismo. Considere também atividades em equipe como basquete, tênis, artes marciais ou rugby. As atividades interpessoais são de extrema importância para que o isolamento pessoal não se prolongue por muito tempo.
Anotar os seus sentimentos é uma boa maneira para lidar com eles.
Dá-lhe a oportunidade de verificar completamente as suas emoções passadas e vai ajudá-lo a determinar se os seus sentimentos se devem à depressão ou à verdadeira autopercepção. Se precisar de partilhar os seus sentimentos com seu terapeuta ou com alguém da sua confiança, esta também é uma ótima maneira de registrar as suas emoções. Use o seu diário como um lugar seguro para explorar os seus sentimentos e emoções. É bom apontar como acha que a sua depressão pode estar a afetar o seu humor. Também pode utilizar o seu diário como um lugar para salvar algumas estratégias que lhe têm ajudado a gerenciar as emoções com sucesso.
3. Obtenha outra perspectiva
Peça ajuda a familiares e amigos
É sempre bom poder contar com alguém quando se está mais fragilizado. Ajude a família ou amigos a entender o que é isso da depressão.
Eles podem ajudá-lo a controlar o caos e ajudá-lo a lidar com as suas emoções negativas.
Eles podem-lhe ouvir, entender os seus sentimentos e aconselhar sobre isso. Conversar com outras pessoas também pode ajudá-lo a entender coisas que podem causar depressão, como problemas que possa ter ou eventos que já ocorreram. Outros podem ajudá-lo a ver essa situação de outro ângulo.
Discuta com profissionais de saúde mental para resolver problemas urgentes
Embora já esteja recebendo tratamento, pode haver momentos em que precise de ajuda imediata e urgente para lidar com suas emoções.
A depressão pode deixar qualquer um sem chão e com desregulação de humor- Ás vezes podes querer fazer mal a ti próprio e precisares de ajuda e aconselhamento do teu psicólogo é de extrema importância que sigas o tratamento à risca e converses com ele. Caso estejas num ato isolado e no meio de uma crise. Nesses casos, pode ser uma boa ideia entrar em contato com o teu profissional de saúde mental ou ir às urgência do hospital para manutenção ou de crise.