Perturbações Traumáticas em Criança
Maio 1, 2021Gerir as emoções para ser feliz
Maio 2, 2021Embora já tenhamos avançado na ideia de que psicólogo “não é só para malucos”, ainda há uma certa relutância em tomar essa decisão.
Se a maioria das pessoas soubesse o quanto um psicólogo pode nos ajudar a resolver problemas do passado , melhorar nosso presente e mudar nosso futuro, não hesitariam tanto em procurá-lo.
Por que consultar um psicólogo?
Primeiro, devemos acreditar que não é como um amigo que está ali para jogar conversa forma. Um psicólogo estudou e usa os seus recursos e técnicas científicas que foram estudadas e validadas para lidar com problemas do foro psicológicos.
Segundo, devemos abandar a crença de que psicólogos é só para malucos. Foque-se no que sente e que afeta e vá com a convicção que está a procurar o especialista correto para resolver o seu problema.
Da mesma forma como procuramos, um médico para resolver uma dor de barriga, ou um cabeleireiro para cortar as pontas espigadas a nossa mente também precisa de cuidados. Sem a mente sã acredite que nem faz uma coisa nem outra.
Lembre-se que não trazemos livros com instruções. Por alguma coisa somos únicos e tão diferentes uns dos outros não somos máquinas, por algumas coisa somos ser pensantes, com sentimentos e extremamente complexos. Sei que pedir ajuda profissional não é fácil e requer força de vontade que muitas vezes não temos ou não levamos a sério.
Não pense que ao iniciar as sessões com o psicólogo é uma condição para toda a vida. É apenas enquanto a situação/sintomas perdurarem e até conseguir as suas próprias ferramentas para se melhor lidar com a situação.
RAZÕES PARA IR A UM PSICÓLOGO
Assim como não faz sentido suportar a dor física também não faz sentido algum suportar a dor emocional.
Se você não sabe por que ir ao psicólogo, considere estes vários motivos:
1. É um espaço só para ti
Imagino que passes o dia a trabalhar, ou a fazer a lida da casa, a tomar conta dos filhos, a satisfazer os caprichos do marido ou a chorar de tanta desilusão ou talvez nem sintas vontade de sair da cama, farta de tudo e todos.
- Imagina um espaço só ti. Uma massagem no teu ego, onde tu podes ser tudo. Onde ninguém te critica e te aceita como és.
- Dedicar uma hora por semana de aconselhamento para resolver teus problemas não é egoísmo, mas uma oportunidade de melhorar -te contigo para ti e contigo para com os outros e contigo para com o mundo.
2. O psicólogo espelho de ti
Muitas vezes, as emoções assumem o controle e não nos permitem pensar ou agir com clareza. Outras vezes, não entendemos totalmente por que estamos a fazer certas coisas. O psicólogo devolve-te a ti.
Todos nós temos bloqueios, experiências e situações que nos fazem decidir de uma forma específica.
Ir ao psicólogo pode nos ajudar, por exemplo, a entender porque somos assim ou porque sempre acontecem as mesmas coisas connosco .
Precisas de certezas para os teus sentimentos e de processá-los sem influências externas o psicólogo é uma boa opção.
3-Sem julgamentos
Certamente já falaste com algum amigo, parceiro ou alguém da família, e sentiste de alguma forma alguns julgamentos sem intenção mas que não te ajudaram em nada até pelo contrário, aumentaram aa tuas dúvidas e só te dificultaram a tua vida. Querias imparcialidade e não a tiveste. Isso ocorre porque as pessoas ao teu redor podem tomar partido ou basear-se em preconceitos .
- O psicólogo, não faz qualquer tipo de4 julgamentos, ele analisa sua forma de se expressar, sua linguagem, seus gestos e suas reações.
- Desta forma, ele consegue avaliar a situação e dar-lhe uma visão profissional sem qualificar o seu comportamento.
4. Recebes um feedback de um profissional
Os terapeutas estudaram para poder oferecer aos seus pacientes diferentes opiniões, valores ou pontos de vista de um ângulo mais “objetivo”. Ou seja, sem emoções ou tabus, como nem sempre poderia acontecer com seu melhor amigo.
- Terás uma explicação de um ângulo diferente e isso o ajudará a agir de maneira diferente na próxima vez .
- O psicólogo não está emocionalmente envolvido contigo, portanto, sua perspetiva é mais ampla.
- Isso o ajudará a seguir em frente, a mudar alguns comportamentos negativos e a sentir mais segurança e confortável contigo próprio.
5. Falar vai te fazer bem
Muitas vezes, o psicólogo fica em silêncio e permite que o paciente veja por si mesmo o erro ou a situação particular. As palavras têm poder é importante que tu as ouças conforme as dizes e na entoação exata como as dizes, nada melhor do que um psicólogo para te mostrar. Identificar as as emoções é fundamental e isso faz-se a falar.
6. Nem sempre vais ouvir o que queres
Fazer terapia é como falar na frente de um espelho . Mas as respostas nem sempre são o que desejas ouvir . Um terapeuta não te vai dizer as mesmas coisas que os teus entes queridos, e isso é motivo suficiente para consultar um psicólogo.
Ele nem sempre concordará 100% com contigo, nem te defenderá todas as situações.
Em ambiente terapêutico será capaz de encontrar uma solução para o seu problema , uma forma de desbloquear um trauma ou superar um obstáculo.
7. Consultar um psicólogo fornece as ferramentas para agir
Basicamente, um psicólogo não dá conselhos. Mas ajuda a encontrar os métodos para atingir um objetivo sozinho.
Primeiro, identifica o que está acontecer contigo, em seguida, familiarizares-te com a situação. E, finalmente, agir de acordo.
Consultar um psicólogo é uma ótima ideia, mesmo que nenhum trauma do passado nos assombre. Podes pensar que não tens muitos problemas. No entanto, na realidade, todos nós podemos melhorar como pessoa por meio da terapia .
O apoio de um psicólogo é fundamental quando passamos por determinadas situações.
By Natacha Seixas