O seu carrinho está vazio!
Saiba que se sentir ansioso com o Covid-19 em fase de confinamento é bem normal?
Saiba que se sentir ansioso com o Covid-19 em fase de confinamento é bem normal?
“O pânico cria realidades alternativas que dificultam a racionalidade e ESTAMOS DE FACTO a viver uma situação de pânico generalizada.
ESTE CENÁRIO QUE SE ESTENDE A NIVEL MUNDIAL FAVORECE o aparecimento de síndromes relacionadas com o pânico e o isolamento pode ser O CLICK PARA ariadas perturbações mentais.
As plataformas de redes sociais, lançam alertas a todo o momento, saturam de informações que aos poucos nos começam a angustiar, a colocar em nós próprios um mal-estar permanente, uma tristeza instalada.
Com notícias sobre o aumento do número de mortos e o numero do desemprego a aumentar, os ventiladores que não chegam para curar pessoas, o dilema de escolher entre quem morre e quem vive.
O medo do contágio e saber que até podemos ser um de nós.
A incerteza do amanhã.
O saber que começou e o saber quando termina e como termina para cada um de nós e para os nossos.
A ansiedade é uma resposta natural ao desconhecido, por isso é normal sentir-se inquieto, já que muito do vírus é desconhecido, mesmo para os especialistas.
“A ansiedade é a maneira da mãe natureza de tentar nos proteger, empurrando-nos a resolver incertezas e descobrir uma solução”,
Além disso, há perda de empregos, problemas familiares, uma questão adaptativa de forma abrupta que é o periodo de quarentena. ficar confinado a 4 paredes. Isto tudo é nada mais do que uma valente recita para ter stress e ansiedade. e também pode conduzir à depresão.
Porém, embora seja muito difícil eliminar o stress relacionado ao Covid-19, ele pode e deve ser gerenciado para que possa manter sua saúde mental – e sua imunidade.
E COMO PODEMOS GERENCIAR O STRESS DIANTE DO COVID-19 E O CONFINAMENTO?
1- Veja apenas o necessário na comunicação social e o fidedigno, especialmente se é uma pessoa muito ansiosa.
Como o pânico surge quando as pessoas superestimam uma ameaça e subestimam suas habilidades de enfrentamento, “observar a cobertura que enfatiza repetidamente a rápida disseminação do coronavírus e a falta de tratamento eficaz” é um combustível para o fogo da ansiedade- ENTÃO VEJA APENAS FONTE CONFIAVEIS.
2-Faça o que puder para se proteger a si e à sua família, incluindo excelentes práticas de higiene e distanciamento social.
A ação é o antídoto para a ansiedade, e na verdade há muita coisa que as pessoas podem fazer para proteger a si eas suas famílias.
Lave as mãos com frequência e com cuidado, higienize superfícies de alto toque, evite pessoas doentes, verifique se tem um suprimento de alimentos necessários para sair o menos possível. Fque em casa o máximo possível.
Se desejar faça voluntariado e mostre o melhor de si ajude quem mais precisa sem colocar a sua vida em risco. Ofereça-se para levar alimentos ou medicamentos a quem está em risco ou doente, ou sozinho sem capacidades para o fazer.
3-SEJA GRATO, não deseje mudar ou desaparecer.
Em vez de se preocupar em ser contagiado pelo Covid-19, ou o perigo do seu casamento estar por um fio e só de pensar que tem que ficar em tele-trabalho com os filhos a discutirem a toda a hora um com o outro até o Outono, ainda vale a pena concentrar-se no que valoriza e no que mais agradece”.
3.Faça uma “lista de gratidão” diária para criar resiliência psicológica.
Prepararmos uma lista de gratidão amplia a nossa perspectiva e de reconhecer que embora as coisas sejam desafiadoras e incertas, também existem coisas boas em nossas vidas diárias e isso pode fazer uma grande diferença.
4-Procure ajuda virtual de profissionais de saúde mental ou faça o download de um aplicativo anti-stress.
Se sente que se encontra num estado muito ansiogênico, com dificuldades em ouvir alguém, fica muito irritado, com raiva, zanga e não aguento porque torna-se explosivo rapidamente, então o melhor mesmo é procurar um psicólogo online para lhe ajudar a ultrapassar esta situação. Em ultimo caso, uma medicação S.O.S. poderá também ajudar-lhe a controlar os episódios de impulso.
5-Apenas Respire.
Certamente, que há muito que ensinaram a arte de respirar e meditar, bem como os benefícios das mesmas.
6-Tente manter uma rotina.
Mantenha uma rotina. As crianças também agradecem, tornam-se menos tensas e angustiadas, com horários de leitura programados e entre outras atividades.
7- Coma saudável, não fume e se exercite sempre que possível.
Boa nutrição e movimento suficiente são bons para o corpo e a mente.
“Fumar pode aumentar o risco de desenvolver doenças graves se você for infectado pelo COVID-19”, e agrava o quadro clinico.
Para as pessoas quem está quem está em teletrabalho, convém que se levante para uma pequena pausa a cada 30 minutos.
8-Use o tempo para alcançar os entes queridos e reconectar-se com velhos amigos.
O isolamento social pode alimentar a depressão e, a longo prazo, está até vinculado a uma vida útil mais curta.
Podemos estar fisicamente longe das pessoas mas isso não nos limita a desconexão das mesmas.
Felizmente, hoje é mais fácil do que nunca.
Para evitarmos contrair o vírus e continuar a manter-nos sociais não precisamos necessariamente de nos expormos ao mesmo temos felizmente hoje em dia muitas redes sociais a que podemos recorrer: Facebook, Intagram, Whatssap.
Se as pessoas viverem num ambiente de amor, o ambiente de confinamento a que estamos sujeitos torna-se claramente mais suportável.
By Natacha Seixas