Educar não é “palmada”
Maio 11, 2018Porque insistimos em relacionamentos que nos fazem mal
Maio 11, 2018A rejeição é um sentimento que ninguém que sentir. Ninguém quer ser rejeitado. A rejeição doí mais do que a dor física. É uma dor que dilacera a auto-estima do individuo. Quando vimos ao mundo nós precisamos de validação.
Por isso, enquanto somos pequenos os nossos cuidadores devem ter o cuidado para não internalizar na criança frases do tipo ” Tu és um burro”, “Tu és não sabes fazer nada de jeito”, “Só serves para estragar, não prestas para mais nada”… a criança vai começar a consciencializar-se que é assim. E em adulto estas crenças ficam enraizadas e têm consequências desastrosas na sua personalidade e desempenho, ao qual, muitas vezes, faz com que essas mesmas pessoas se limitem e não realizem os seus sonhos.
Rejeição é uma daquelas coisas que todos nós temos que lidar em algum momento de nossas vidas. Sempre haverá mulheres que não querem sair connosco, ou homens que nos desprezam, promoções que nem sempre recebemos, ou grupos populares do qual gostaríamos de ser amigos e não fomos.
Estudos mostram que durante o período de uma vida sofremos de 7 a 8 graves rejeições que nos afetam.
Mesmo que tenhamos sido rejeitados mais de 99 vezes, isso não seria motivo para nos parar. Não devemos basear nossas ações naquilo que o outro deseja ou pensa de nós, afinal todas as vezes que recebemos alguma crítica ou somos analisados por alguém, esse alguém está a fazer uma análise dele próprio, porque o espelho reflete a pessoa que está na frente dele.
Dicas para lidar com a rejeição
Aprenda com a rejeição
Em vez de simplesmente lidar com a dor da rejeição, pessoas mentalmente fortes perguntam-se: “O que eu ganhei com isso?”_ tire o melhor da rejeição_ ”e transformar a experiência em uma oportunidade de crescimento pessoal. Enfrente a rejeição dessa maneira e sempre que for rejeitado é outra oportunidade de aprendizado.
Quanto mais certo daquilo que somos e queremos mais fácil será a rejeição, até agradecemos à pessoas que o fazem, porque se o fazem é porque não interessam manter na nossa vida e assim evitará problemas desnecessários.
Encare a rejeição como uma rejeição como uma oportunidade para avançar com mais sabedoria.
No que diz respeito à rejeição no trabalho,
Considere porque foi rejeitado
E use a rejeição como uma oportunidade para a auto-reflexão.
Pedir feedback da pessoa sobre o porquê de ter sido rejeitado, pode ser uma aposta inteligente da sua parte, sua resposta provavelmente vai doer um pouco, mas também é uma oportunidade para aprendermos onde erramos e dá-nos a oportunidade de fazer alguns ajustes antes de tentar novamente.
Natacha Seixas