5 Principais Prisões Emocionais
Maio 5, 2018O que leva um filho a esfaquear uma mãe ou um familiar
Maio 10, 2018Não é fácil identificar um agressor psicológico. Até porque a maioria das pessoas têm a crença de que só somos agredidos que nos magoarem fisicamente. Mas o que não sabem é que o dano psicológico é tão ou mais violento do que o físico.
Achar-se o Elo mais forte, seja por machismo, por poder monetário, discriminação, estatuto social, sucesso profissional é uma das causas que muitos se acham no direito de maltratar a quem considere mais fraco.
O Agressor Emocional, pode ser um familiar seu, um amigo, o seu marido, colega de trabalho ou escola, o vizinho. Como este poderá estar bem perto de si é bom que saiba identificar os seus perfis característicos a fim de interpretar as verdadeiras intenções da pessoa.
Estas são cinco delas.
1. A intolerância
O agressor não aceita as diferenças. Rejeita tudo e todos que são diferentes dele.
2. Rigidez Cognitiva
Apenas a sua opinião prevalece. Pensa ser o dono da verdade. Impõe as suas ideias independentemente do contexto onde se enquadra. Ele acredita que domina perfeitamente todas as situações e certo de ter sempre razão. Como líder é negativo pelo fato de negligenciar qualquer ideia vindo de outra pessoa. Acredita apenas na sua própria razão. É um manipulador nato, egocêntrico, cuja intenção é de aparecer e ser o principal em tudo.
3. Pensamento dicotômico
Para uma pessoa com esta configuração psicológica, só existe o branco e o preto. Um sim e não. Bom e mau. Amor e ódio. Ganhar ou perder. Não existe nuances de nenhum tipo. Não admite erros, enganos nem o perdão.
4. Hipersensibilidade
O agressor é o tipo de pessoa que tem dificuldade para lidar com suas emoções. Lida muito mal com a frustração.
Quando obtém sucesso ninguém o pára e pensa que tem o mundo na mão. O Agressor julga-se severamente e por isso deprime-se com facilidade e mais frequentemente cai num buraco do qual é muito difícil sair. É um indivíduo com uma autoestima muito baixa e assume rapidamente o papel de vítima.
5. Carisma, sedução e encanto
Numa fase inicial, é difícil as pessoas saberem as verdadeiras intenções do agressor, porque eles são muito agradáveis e se comportam como as melhores pessoas do planeta. São pessoas carismáticas. Doutorados em autênticos atores de cinema onde representam os melhores papeis principais.
Quando o verdadeiro Eu do agressor se revela, a própria vitima tem dificuldades em acreditar que estão perante um agressor. E ás vezes algumas pessoas nunca consigam aceitar este facto.
A vítima não é o único lesado nesta situação, o próprio agressor a nível psicológico costuma ter uma vida repleta de tormentos. É claramente penoso para ele não conseguir amar ninguém. Por isso existe solidão e vazio no seu dia a dia. Tal como o agredido, o agressor acaba por ser vítima de si mesmo.
Um caso que ilustra bem a realidade um Agressor Emocional. Clique no Link Abaixo
http://selfie.iol.pt/videos/gabriela-e-cesar-discutem-forte-e-feio/5aeb1b4b0cf29778fd1f4cdb